Paraná e Hyogo reafirmam tratado de cooperação

Desde 1970, o Paraná e a província de Hyogo possuem um tratado para promover o intercâmbio em educação, agronomia, cultura e meio ambiente
Publicação
23/11/2010 - 16:00
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O governador Orlando Pessuti recebeu nesta terça-feira (23), no Palácio das Araucárias, o governador da província japonesa de Hyogo, Toshizo Ido, acompanhado de autoridades, empresários e lideranças japoneses. A visita faz parte das comemorações de 40 anos da co-irmandade entre Paraná e Hyogo.
Desde 1970, tratado diplomático promove o intercâmbio nas áreas de educação, agronomia, cultura e meio ambiente. Ambos os governos concordaram em reforçar as intenções do tratado inicial, com a assinatura de uma declaração conjunta de parceria.
“Manter sólida a cooperação científica e cultural com Japão, um dos principais parceiros comerciais do nosso Estado, é uma semente muito bem adubada que deixamos como herança para o próximo governo” afirmou Pessuti. Anualmente, são organizadas missões comerciais do Paraná ao Japão, pela Câmara do Comércio e Indústria Brasil-Japão do Paraná.
Para o Toshizo Ido, as ações e benefícios que a relação de amizade e cooperação trouxe para ambos os estados e países ainda irá gerar benefícios para o Paraná. “Como representantes escolhidos pelo povo do Japão, buscamos fortalecer os laços de amizade que unem os dois países, honrando tudo que foi feito pelos nossos antecessores”, disse o governador da província de Hyogo.
A declaração conjunta de parceria, que reforça as intenções do tratado de 1970, foi assinada também pelos presidentes das câmaras dos deputados de Hyogo, Toshinobu Yamamoto, e do Paraná, Nelson Justus.
COMENDA – A Comenda da Ordem do Pinheiro, classe grã-cruz, foi entregue a Toshizo Ido, como reconhecimento à contribuição que os japoneses têm dado para o Brasil. A comenda é a mais alta homenagem que o Estado presta a personalidades ou instituições que se distinguem pela notoriedade do saber ou por prestar serviços relevantes à comunidade paranaense.
Participaram da visita, o cônsul do Japão para os estados do Paraná e Santa Catarina, Noboru Yamaguchi; o deputado estadual Teruo Kato; o deputado federal Hidekazu Takayama; Makoto Yamashita, representante da província de Hyogo no Paraná; Yoshiaki Oshiro, presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil-Japão do Paraná; e Jorge Yamawaki, presidente da comunidade Nikkei de Curitiba.
HYOGO – A província de Hyogo localiza-se no centro do Japão. A capital, Kobe, é ligada a várias metrópoles japonesas por modernas rodovias e ferrovias. Kobe é considerada a porta de entrada do Japão desde a inauguração do porto, em 1868. A cidade foi devastada por um grande terremoto em 1995. Hoje, Kobe é um dos principais destinos dos imigrantes brasileiros. Em 1908, o Kasato Maru, navio que trouxe os primeiros japoneses ao Brasil, partiu daquele porto.

GALERIA DE IMAGENS