Governo e Caixa assinam contrato de R$ 229,5 milhões para obras da Copa

02/09/2010 - 18:00

O governador Orlando Pessuti assinou nesta quinta-feira (2), em Foz do Iguaçu, - com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo - cinco contratos de financiamento cinco contratos de financiamento com o superintendente da Caixa Econômica Federal, Jorge Kaleche Filho . O investimento é de R$ 229,5 milhões. Os recursos serão aplicados nas obras viárias do PAC da Mobilidade na Grande Curitiba, para os jogos da Copa do Mundo de 2014. O Estado terá contrapartida de R$ 12 milhões.
O governador Orlando Pessuti ressaltou que outras já estão em andamento, como a adequação da infraestrutura e vias da cidade e o já inaugurado heliponto do Hospital do Trabalhador. “O Paraná está se adequando para melhor receber as pessoas que virão para a Copa. Com o contrato firmado com a Caixa, o Governo Federal está honrando seu compromisso com o Estado, assim como fazemos nossa parte, investindo em melhorias que ficarão depois da Copa”, afirmou Pessuti.
O primeiro contrato se refere à construção de um corredor metropolitano, que vai interligar os municípios de Colombo, Piraquara, Pinhais, São José dos Pinhais, Fazenda Rio Grande e Araucária. Serão investidos R$ 44,5 milhões para a execução dos trabalhos, sendo R$ 42,3 milhões em financiamentos e R$ 2,2 milhões de contrapartida.
“Esta obra vai desviar o tráfego de veículos leves e do transporte coletivo intermunicipal da região central de Curitiba, assegurando fluidez do trânsito e reduzindo os tempos de deslocamento e criando um vetor para a estruturação do espaço metropolitano. Esta obra será muito importante para todo o sistema de mobilidade da Copa do Mundo”, explica o secretário do Desenvolvimento Urbano, Wilson Bley Lipski.
MONITORAMENTO – Um dos contratos se refere à implantação de sistema integrado de monitoramento do trânsito, de R$ 10,5 milhões em investimentos (R$ 10 milhões em financiamentos e R$ 526 mil em recursos do próprio Estado).
A Avenida Marechal Floriano receberá melhorias da trincheira da Avenida das Torres – Rui Barbosa até o Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais. Os trabalhos incluem a duplicação da ponte sobre o Rio Iguaçu e a construção de trincheiras. Serão destinados R$ 10,5 milhões para a obra, sendo R$ 10 milhões em financiamentos do Governo Federal e R$ 526 mil em recursos do Estado.
Para a Avenida Comendador Franco (Avenida das Torres) estão previstos duplicações, construção de pistas adicionais nas vias de ligação com o aeroporto Afonso Pena, alargamentos, restauros de pavimentos, calçadas, ciclovias, arborização, paisagismo, iluminação, colocação de pontos de ônibus e construção de trincheira. Serão usados R$ 137,5 milhões, sendo R$ 130,7 milhões em empréstimos e R$ 6,8 milhões em recursos do Estado.
Os três últimos projetos serão realizados em parceria com a prefeitura de Curitiba, que também terá recursos federais para a realização das ações que compreendem a capital paranaense.
Outro contrato assinado nesta quinta-feira (2) se refere à construção de vias de integração radial, que vão ligar o corredor metropolitano aos municípios por ele atendidos. Serão utilizados R$ 38,4 milhões nas melhorias, R$ 36,5 milhões do Governo Federal e R$ 1,9 milhão do Estado.