Paraná qualificará 2,5 mil trabalhadores para a Copa do Mundo até o final do ano

Os cursos ofertados serão ligados diretamente ao evento, como turismo e transporte
Publicação
02/09/2010 - 16:40
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O Paraná integra o grupo de estados que passarão a receber verbas para o Plano Setorial de Qualificação (Planseq) Copa do Mundo. O projeto vai qualificar 2,5 mil pessoas no Estado e 150 mil no país, que serão empregadas nas cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. No Paraná, os cursos serão coordenados pela Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social.
Os cursos ofertados serão ligados diretamente ao evento, como turismo e transporte. Em todo o Brasil, serão 25 cursos gratuitos, entre os quais estão de cobrador de ônibus, motorista de ambulância, telefonista, artesão, recepcionista, vendedor ambulante e empreendedor individual.
O secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Tércio Albuquerque, ressaltou a importância de o Paraná se preparar com mão-de-obra qualificada para a Copa do Mundo.
“Somos um estado-modelo, temos uma infraestrutura avançada para a Copa de 2014. Precisamos fazer com que nossos trabalhadores correspondam às expectativas do evento. É nosso dever dar condições de trabalho e qualificação aos trabalhadores de nosso Estado”, afirmou.
O Planseq Copa Mundo destinará aproximadamente R$ 125 milhões para as 12 cidades-sede da competição, além de cidades turísticas, como Foz do Iguaçu.
O Planseq foi criado em 2003, com o objetivo de destinar verbas públicas para setores que proporcionem qualificação profissional a populações de baixa renda. Os cursos aumentam a possibilidade de conseguir um emprego, contribuem para a inclusão social, a redução da pobreza e o combate à discriminação.