Marco da Proteção de Crianças e Adolescentes da Tríplice Fronteira contou com parceria da Sanepar

Projeto transformou a parede do viaduto, que é o principal acesso de Foz do Iguaçu à Ponte da Amizade que liga o Brasil com o Paraguai, em um grande painel artístico de grafitagem
Publicação
02/09/2010 - 17:32
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O governador Orlando Pessuti e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participaram nesta quinta-feira (2), em Foz do Iguaçu, da inauguração do Marco de Proteção de Crianças e Adolescentes da Tríplice Fronteira. Estiveram presentes à inauguração o presidente da Sanepar Hudson Calefe e o diretor de Meio Ambiente e Ação Social, Erivelto Silveira.
O presidente Lula desenhou um campo de futebol com três traves, simbolizando a integração de Brasil, Argentina e Paraguai por meio do futebol e um triângulo representando os três povos de mãos dadas. Além dos desenhos Lula também “grafitou” sua assinatura.
O Marco é uma arena de 3.500 metros de extensão, em que seis grafiteiros da América Latina e 20 jovens, alunos de escolas de Foz do Iguaçu, transformaram a parede branca em painéis que simbolizam a integração entre o Brasil, Paraguai e Argentina, além de temas como água, energia e os atrativos turísticos, também o sincretismo religioso que caracteriza o município.
De acordo com o grafiteiro paraguaio Oscar Montania, que está coordenando a pintura, cada espaço do viaduto representa um tema que é o direito de brincar, o direito à educação e à leitura, direito à identidade e o direito à água.
O projeto foi promovido pela Itaipu Binacional e contou com a parceria da Sanepar que contribuiu doando parte das tintas para a realização das pinturas. Para o presidente da Sanepar, Hudson Calefe, além de garantir o acesso da água tratada à população, que é um bem público, a Sanepar também tem como princípio promover e incentivar ações que incentivem e promovam a conquista dos direitos dos cidadãos.
Para o diretor de Meio Ambiente e Ação Social da empresa, Erivelto Silveira, a arte é uma forma de promover a integração e inclusão social e também de promover a conscientização ambiental.
Além da Itaipu e da Sanepar, o projeto também contou com a parceria da Prefeitura de Foz do Iguaçu, Secs, Concessionária Eco Cataratas e Companhia de Teatro Amadeus.
OUTRAS ATIVIDADES - Além da inauguração no viaduto, o presidente da Sanepar e o diretor de Meio Ambiente e Ação Social participaram do Seminário Latino-Americano da Rede Latino-Americana de Acolhimento Familiar (Relaf) e da aula inaugural da Unila (Universidade Federal da Integração Latino-Americana).
O projeto da Unila também conta com o apoio da Sanepar em viablizar a implantação de uma Estação de Tratamento de Esgoto-Escola, para que os alunos da Universidade desenvolvam projetos de energia renovável. Em Foz do Iguaçu, já está em funcionamento, na Estação de Tratamento de Esgoto Ouro Verde, o programa de produção de energia elétrica, a partir do gás metano - subproduto do tratamento de esgoto.

GALERIA DE IMAGENS