Encontro nacional marca 10 anos do Proerd no PR

O Proerd formou mais de 1 milhão de estudantes das redes pública e privada de ensino fundamental
Publicação
29/11/2010 - 15:00
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O secretário da Segurança Pública, coronel Aramis Linhares Serpa, abriu, na manhã desta segunda-feira (29), o VI Encontro Nacional do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) e o o II Seminário Nacional de Pedagogos do Proerd, em Curitiba. O encontro comemora 10 anos do Proerd no Paraná e segue até terça-feira (30), com autoridades civis e militares de 54 municípios. São discutidas propostas para sanar o problema do uso de drogas.
O Proerd formou mais de 1 milhão de estudantes das redes pública e privada de ensino fundamental e qualificou-os como multiplicadores de informações preventivas sobre drogas e cidadania. “Nestes 10 anos, o Proerd demonstrou a sua eficiência, sempre colhendo resultados positivos. O policial Proerd cativa as crianças, fazendo com que passem o conhecimento a outras pessoas e não esqueçam o que aprenderam”, enfatizou Serpa. “Temos que fazer a repressão, e diariamente drogas e prendemos traficantes. Outros aspectos são tratamento ao usuário e prevenção ao consumo, que devem ser permanentes”.
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Luiz Rodrigo Larson Carstens, explicou que a Polícia Militar atua no Proerd para que futuramente os alunos que fazem parte do programa “escolham melhor caminho para suas vidas”. Segundo o coronel Rodrigo, o Proerd é capaz de transformar a sociedade. “Foi uma semente plantada há uma década que está dando os seus frutos. O trabalho de prevenção é realizado juntamente com a sociedade, direcionado aos jovens que sofrem a tentação das drogas. Um trabalho que a PM está expandindo para todo o Estado, com a participação de vários colaboradores”, disse.
RELAÇÃO – O comandante do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária e coordenador do Proerd no Paraná, tenente-coronel Douglas Sabatini Dabul, destacou que o programa garante uma boa relação entre Polícia Militar e crianças. “O programa mantém o jovem próximo do policial, mantendo-o longe das drogas, por meio de experiências positivas. Por isso, os resultados obtidos são positivos, com valor incalculável também para pais e educadores”, garantiu.
Dabul explicou que o ambiente escolar é propício para essa iniciativa. “Podemos perceber em todos os eventos e formaturas o respeito aos profissionais e o resultado alcançado em todas as esferas da sociedade por meio dos multiplicadores de informação”, complementa Dabul.
Para o coordenador do Proerd no Ceará, coronel Francisco Austregesilo Rodrigues Lima, esse programa garante uma fórmula eficaz para combater o problema com drogas. “Nos Estados Unidos, estudos de psicólogos, psiquiatras e terapeutas, além de uma grande equipe médica, comprovaram que os melhores profissionais que deveriam estar à frente dessa dificuldade, são os policiais militares”.
O coronel do Ceará também aproveitou a oportunidade para destacar o trabalho realizado pelo Paraná no combate ao uso e ao tráfico de drogas. “O trabalho paranaense tem prestígio dentro do ambiente escolar”.
EVENTO - Na manhã desta segunda-feira, além da cerimônia de abertura, realizada no Estação Embratel Convention Center, Rebouças, foram apresentados os resultados do programa no Paraná. Além disso, foi apresentada uma lição internacional sobre o crack e sobre bullying (atos de violência física ou psicológica intencionais e repetitivos, praticados por um indivíduo ou grupo de pessoas, com objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo). Participaram também do evento, professores e pedagogos de todo o Paraná, autoridades civis e militares, além de alunos e ex-alunos do Proerd.
O encontro terá mesas-redondas e seminários sobre questões técnicas e pedagógicas relacionadas à aplicação do Proerd no Paraná e no Brasil, com a apresentação de metodologias aplicadas nas atividades em sala de aula do programa. Serão realizadas oficinas temáticas para a discussão de assuntos relacionados ao Proerd para incrementar o trabalho realizado pelas Polícias Militares do Brasil.

GALERIA DE IMAGENS