Dia do Rio é comemorado com atividades em todo o Paraná

Palestras, seminários e debates voltados à educação ambiental estão sendo realizados para estimular a conscientização das comunidades
Publicação
24/11/2010 - 14:50
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O Dia do Rio está sendo comemorado, nesta quarta-feira (24) com centenas de atividades em todo o Paraná. A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Instituto das Águas do Paraná coordenam as ações que vão desde plantios, mutirões de limpeza, soltura de peixes, apresentações teatrais e caminhadas ecológicas.
De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Jorge Augusto Callado Afonso, foram priorizadas as atividades voltadas à educação ambiental, como palestras, seminários e debates, para estimular a conscientização das comunidades. “A expectativa é que, com estas ações de educação ambiental distribuídas em todo o Estado, consigamos sensibilizar a população sobre a importância dos nossos rios”, declarou Jorge.
Na região Norte, foram desenvolvidos trabalhos voltados a recuperação de nascentes, plantio de mudas nativas e palestras. Em Maringá as atividades terão a duração de três dias e serão concentradas nos municípios de Maringá, Floresta, Atalaia e Itambé. “Estaremos promovendo palestras sobre Preservação do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas em escolas, sindicatos e Emater. Também será realizada a soltura de peixes simbólica e o plantio de mata ciliar em Área de Preservação Permanente (APP)”, conta o chefe Regional do IAP Maringá, José Luiz Nardo.
Para Nardo, as ações de conscientização estão contribuindo para mudar gradualmente a qualidade da água nos rios da região. “Com o projeto mata ciliar em 2003, melhoramos muito a qualidade e a quantidade da água. Além disso, a riqueza da biodiversidade também está muito maior”, lembra. Outro cuidado com os rios – prioridade no IAP - é com a emissão de licenças para instalação de empresas, entregues apenas após a aprovação dos estudos de impactos ambientais e aprovação de licença prévia. “Assim garantimos que não haverá impacto ambiental na nossa principal bacia hidrográfica que é a do rio Pirapó. O rigor nos licenciamentos para empresas que praticam atividades impactantes é fundamental para mantermos nossos rios no futuro”, completa Nardo.
Na região de Londrina haverá comemorações do Dia do Rio, com a soltura de alevinos no município de Ibiporã. Para garantir a qualidade da água da região, o IAP instalou 35 estações de monitoramento em seis bacias hidrográficas e principais rios. Raquel Fila Vicente, chefe regional em Londrina, conta que o monitoramento, a cobertura florestal e a educação ambiental formam um tripé fundamental para assegurar a água com boa qualidade nos rios. “Com o Plano Estadual de Recursos Hídricos e o apoio dos comitês de bacias o trabalho do IAP ganha forças, pois é possível prever ações a médio e longo prazo para cada bacia hidrográfica”, ressalta. “A tendência é trabalhar para a preservação das bacias hidrográficas numa parceria do Instituto Ambiental do Paraná e do Instituto das Águas”, completa.
OESTE - Em Cascavel, região Oeste do estado, a divulgação do Programa de Nascentes protegidas é a principal ação prevista para a Semana do Rio, que prossegue até sexta-feira (26). O programa é uma iniciativa da Emater e da Coopavel e já recuperou mais 4 mil nascentes em propriedades rurais, aumentando a disponibilidade de água. Os municípios de Toledo e Foz do Iguaçu também estão promovendo cursos e palestras sobre a gestão dos recursos hídricos.
CENTRO-SUL - Na região Centro-Sul, os municípios que integram os escritórios regionais da SEMA e IAP em Ponta Grossa, Guarapuava e Irati estão como cronograma repleto de ações.
Em Ponta Grossa, estão sendo distribuídas mudas de espécies nativas para recomposição da mata ciliar para os agricultores. O município já plantou 3.310.786 milhões de mudas, desde a criação do programa em 2003. Na cidade de Irati, o IAP e o Conselho Municipal de Meio Ambiente iniciaram o projeto de desobstrução, recuperação e reposição da mata ciliar do Rio das Antas, promovendo a limpeza do rio e a remoção de materiais artificiais, resíduos domésticos, pneus, entre outros. Em Rio Azul a data será marcada por palestras e apresentações de teatro, a cidade também desenvolve neste dia 24 um trabalho sobre a mata ciliar com os produtores rurais. Já os municípios de Rebouças e Teixeira Soares devem promovem palestras nas escolas. Teixeira Soares contará ainda com a recuperação de uma nascente no município, através da plantação de mudas nativas.
MATA CILIAR – Criado em 2003 pela Secretária de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hidricos – SEMA, o Programa Mata Ciliar norteia as principais ações de educação ambiental e de melhoria da qualidade e quantidade da água disponível nos rios. Com o recorde mundial de 110 milhões de árvores plantadas, o Programa tem a capacidade de mobilizar todos os segmentos da sociedade, entre eles Cooperativas, agricultores, escolas, APAES, e prefeituras municipais, trabalhando em duas vertentes: a de recomposição da mata ciliar através do plantio de mudas de espécies nativas e o abandono de áreas para que a vegetação se recomponha naturalmente.
O município com a maior número de árvores plantadas é Astorga, no Norte do estado, com 826.320 mil árvores. Depois de Astorga, aparece São Pedro do Ivaí, com 690 mil árvores; Francisco Beltrão, com 655 mil árvores, Goioerê, com 612 mil árvores e Toledo, com 566 mil árvores.
O número de árvores plantadas em todas as 16 bacias hidrográficas do Paraná pode ser conferido pelo site www.mataciliar.pr.gov.br. Para os interessados em participar das ações do Dia do Rio a dica é: procure o escritório regional do IAP na sua região.

GALERIA DE IMAGENS