Design de interiores e arte contemporânea alemã dialogam no Museu Oscar Niemeyer

Mostra reúne 25 artistas alemães contemporâneos que investigam a relação entre belas-artes e design
Publicação
04/05/2010 - 15:00
Editoria
O Museu Oscar Niemeyer abre nesta quinta-feira (6) às 19h a exposição Come-in. A mostra reúne 25 artistas alemães contemporâneos que investigam e refletem sobre a relação entre belas-artes e design aplicado, na arquitetura urbana, em mobiliários e em objetos de uso cotidiano, como sofás, mesas, luminárias e cadeiras. A mostra fica no Museu até o dia 19 de setembro.
A partir de diferentes posições e atuações, os artistas se utilizam da temática do espaço para reinterpretar situações, aparentemente já condicionadas. “Eles transportam elementos da realidade do dia-a-dia para a ficção”, afirma a curadora, Renate Goldmann. Ao mesmo tempo em que promovem aparentes aproximações, estabelecem demarcações entre os diversos campos criativos relacionados – artes visuais, design, teatro, vídeo, fotografia, música e outros.
Um sofá, por exemplo, restrito superficialmente à sua função aparente, é só um sofá. Mas e, se esse mesmo sofá ganhar outras referências, fora de seu domínio funcional? Ou ainda o característico M do Mac Donald’s, que identifica a marca, se utilizado em outra função que mensagem ou imagem transmitiria? “São artistas dos anos 1990, que trabalham com a estética relacional, onde o conceito de arte se dissolve, é a diluição dos conceitos”, diz Renate.
Com essa proposta, foram reunidas 22 obras para esta exibição, entre objetos individuais, esculturas, instalações, vídeos e inserções específicas no catálogo, alguns artistas só tem sua criação impressa na publicação relativa à mostra.
Renate explica que, em muitos casos, os objetos remetem aos espaços interiores para os quais foram criados e que formam elos entre aspectos da história contemporânea e da biografia e estética crítica do próprio artista. A exposição, já exibida por 12 vezes no exterior, é promovida pelo Instituto de Relações Exteriores do Governo da Alemanha (Ifa – Institut für Auslands – beziehungen e.V.), com o apoio do Goethe – Institut Curitiba, do Governo do Estado, da Secretaria de Estado da Cultura e da Caixa Econômica Federal.
Muitos dos artistas participantes produziram trabalhos especialmente para a exposição “Come-In”, que se focaliza em dois tipos de objetos: aqueles que tratam do fenômeno da memória pessoal e coletiva na tradição da escultura e/ou da arte de instalação e aqueles que assumem uma “forma” definitiva apenas por meio de seu funcionamento comunicativo, ou seja, de seu uso prático. O catálogo contém documentação detalhada das mostras individuais, com contribuições de Frank Boehm, Diedrich Diederichsen, Holger Liebs, Martin Pesch, Annete Tietenberg e dos curadores Volker Albus e Renate Goldmann.
Todos examinam os efeitos das influências relacionadas ao interior no mundo do design, da cultura pop e da arquitetura moderna. Os autores explicam o significado mais amplo do termo “mobiliário” ou “mobília”, e enfatizam a relevância dos “mundos do meio mobília” dentro do discurso artístico contemporâneo.
Visitação: de 6 de maio a 19 de setembro 2010
Museu Oscar Niemeyer
Rua Marechal Hermes 999
Aberto de terça a domingo, das 10h às 18h
R$ 4 inteira e R$ 2 estudantes, com carteirinha
Gratuito para grupos agendados da rede pública, do ensino médio e fundamental, para estudantes até 12 anos, maiores de 60 anos e no primeiro domingo de cada mês.

GALERIA DE IMAGENS