Mostras fotográficas começam nesta semana no Museu de Arte Contemporânea

Exposições de Paulo Nazareth e de Renata Ursaia e instalação de Renata Cruz podem ser visitadas a partir de quinta-feira (9)
04/05/2010 - 16:57

Os artistas Paulo Nazareth, Renata Cruz e Renata Ursaia inauguram suas exposições, na quinta-feira (6), às 18h30, no Museu de Arte Contemporânea (Rua Desembargador Westphalen, 16) da Secretaria de Estado da Cultura. Até 13 de junho, quem visitar o espaço poderá conferir as fotografias de Paulo Nazareth, na mostra Diante da Dúvida de Nomear o que Vejo, e de Renata Ursaia, responsável por O Amestrador. Além da instalação de Renata Cruz, Fuga. A entrada é grátis.
Renata fotografa a cultura e a paisagem ao mesmo tempo. “É mostrar a interferência humana na natureza e a busca para se destacar nesse mundo natural”, define a artista. Ela está no mundo da fotografia desde os 11 anos, quando deu um de seus primeiros cliques. Formou-se pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e já fotografou para revistas como a Veja São Paulo e outras.
Diante da Dúvida de Nomear o que Vejo é a melhor definição do que Paulo Nazareth sente, pois, para ele, a arte está em todos os lugares, em todas as coisas e pode ser feita por qualquer pessoa. “Acho que as coisas estão no mundo e por mais que se queira não podemos isolá-las”, considera. Assim nascem as diversas fotografias do artista, que retrata os lugares por onde passa e as coisas que vê. Ele é bacharel em Desenho e Gravura pela Escola de Belas Artes da UFMG e licenciando em desenho e plástica pela mesma instituição. Também estuda Lingüística pela Faculdade de Letras da UFMG.
Móveis, livros e muita cor são elementos básicos na instalação Fuga. Desde 2007, quando teve a ideia inicial, Renata Cruz está trabalhando na exposição. Fuga já foi exposta na Funarte, no final de 2009, mas a maior parte vem inédita para a mostra que inaugura quinta-feira (06). A artista faz maquetes, fotografa e transforma essas imagens em livros que são utilizados na instalação. Baseado no imaginário infantil, o que justifica o colorido, ela explica que a ideia é retratar o transbordar das informações dos livros, onde tudo foge dele e vai mundo afora.
Na década de 80 Renata Cruz se formou em Comunicação Visual (Unesp) e Educação Artística (Unaerp). De 1991 a 1993, teve aulas na Facultad de Bellas Artes de la Universidad Autónoma de Madrid, na Espanha e é pós-graduada em Arte Integrativa (2002/2003 – SP).
Serviço:
Exposições Diante da Dúvida de Nomear o que Vejo (Paulo Nazareth), O Amestrador (Renata Ursaia) e Fuga (Renata Cruz), no Museu de Arte Contemporânea (Rua Des. Westphalen, 16). Abertura nesta quinta-feira, dia 06 de maio, às 18h30. Horários de visitação: de terça a sexta-feira das 10h às 19h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h. A exposição fica até o dia 13 de junho e a entrada é grátis.