Quarto Festival de Cinema da Lapa é lançado em Curitiba

Evento será realizado em junho e oferecerá, além das mostras de filmes, palestras e oficinas
Publicação
31/05/2010 - 17:10
Editoria

A Cinemateca de Curitiba foi o local escolhido nesta segunda-feira (31) para o lançamento oficial da quarta edição do Festival de Cinema da Lapa 2010, que será realizado entre os dias 9 e 13, juntamente com as comemorações do aniversário do município da Lapa. O evento, que é organizado pelo Instituto Borges da Silveira e pelo Instituto Histórico e Cultural da Lapa, já reuniu mais de 30 mil participantes, desde a primeira edição, em 2005.
Durante os cinco dias de Festival, a comunidade poderá assistir à exibição de longas e curtas-metragens – exibidos no cinema e em praça pública -, as mostras de fotografia, participar das palestras e mesas com os representantes das produções exibidas, além das oficinas de interpretação e de produção audiovisual, ministradas pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR).
Segundo os organizadores, a realização do Festival se dá como uma forma de prestigiar os profissionais que se dedicam a contar as histórias do passado e de homenagear a cidade, que já foi cenário de muitos filmes de época. “A Lapa é uma cidade histórica que tem um acervo preservado, o que a torna o ambiente ideal para acolher o Festival de Cinema. Nós pretendemos fazer com que ela torne-se centro de referência nessa área cultural”, comenta o presidente do Instituto Borges da Silveira, Luís Carlos Borges da Silveira.
Um dos destaques do Festival é a Mostra Competitiva Internacional de Filmes de Época, realizada pelo segundo ano, que premia produções que possuem no mínimo 50% de sua duração ambientada em período até o final dos anos 1970, nas categorias melhor filme de época, melhor figurino, melhor cenário e melhor maquiagem. Nesta edição, cinco filmes concorrem ao troféu “Tropeiro”, o cubano El Benny, de Jorge Luis Sánchez; e os brasileiros O Menino da Porteira, de Jeremias Moreira; Em teu Nome..., de Paulo Nascimento; A Ilha da Morte, de Wolney Oliveira; e Corpos Celestes, produção curitibana de Marcos Jorge e Fernando Severo, que será exibido pela primeira vez no estado. “A Lapa é a cidade cenográfica perfeita, tem todos os elementos e calor do interior. Filmar aqui é uma experiência muito prazerosa”, comenta o cineasta Fernando Severo.
Além dos indicados à Competitiva, também serão exibidas durante o Festival a sessão especial, com os filmes Tempos de Paz, de Daniel Filho, e Lula, o filho do Brasil, de Fábio Barreto; a mostra de curtas-metragem Casos e Causos, da Rede Paranaense de Televisão, e de filmes que têm o futebol como temática. “A cidade se transforma durante o Festival, toda a população participa e faz com que o evento crescer cada vez mais”, comenta a presidente do Instituto Histórico e Cultural da Lapa, Maria Inês Borges da Silveira.

GALERIA DE IMAGENS