Projeto integra Belas Artes e disciplinas curriculares em escolas de Curitiba

Projeto teve início nesta segunda-feira (31), com um seminário dirigido a professores
Publicação
31/05/2010 - 17:20
Editoria
Trinta e duas escolas públicas e particulares serão envolvidas no projeto “Missão Artística Francesa - Uma interação Museu Escola”, que está sendo desenvolvido pela Ação Educativa do Museu Oscar Niemeyer. O projeto teve início nesta segunda-feira (31), com um seminário dirigido a professores, para oferecer aos profissionais mais informações a serem levadas às salas de aula. Participaram do seminário o consultor técnico do projeto, professor Luciano Parreira Buchmann, mestre em Artes Visuais; o arquiteto Tarcisio Tatít Sapienza, consultor técnico do Ministério da Educação e Cultura; além do professor de história Diego López Silva, formado pela Unicamp, e toda a equipe da Ação Educativa do Museu.
A ideia do projeto partiu da exposição “Missão Artística Francesa – Coleção Museu Nacional de Belas Artes”, e durante todo o mês de junho, módulos expositivos, com imagens e conteúdos relacionados ao tema, serão instalados nas escolas participantes. Professores e monitores do Museu irão desenvolver atividades que relacionam às Belas Artes às disciplinas do currículo escolar, como História e Geografia.
A iniciativa é uma parceria do Museu Oscar Niemeyer e o Museu Nacional de Belas Artes, que tornou possível a apresentação da mostra e a cessão de imagens para a realização deste projeto, e com o Instituto Arte na Escola, responsável pelo desenvolvimento das bases do projeto. Além de contar com o patrocínio da Copel e da Compagas e do apoio do Ministério da Cultura, do Governo do Paraná e da Caixa.
Os módulos ficarão expostos de três a nove dias nas escolas, de acordo com a necessidade de cada instituição envolvida, uma vez que o projeto também prevê a interação com as suas respectivas comunidades. A coordenadora da Ação Educativa, Rosemeri Franceschi, explica que cada professor receberá material de apoio, fornecido pelo Museu.
Os alunos também receberão um kit, que poderá ser transformado em uma mini-exposição. “Este material serve para que tanto alunos como professores possam aproveitar da melhor maneira possível este projeto, fazendo a relação entre as disciplinas”, explica Franceschi. Em agosto, os trabalhos produzidos por alguns dos alunos serão expostos no Museu.
A vinda da Missão Artística Francesa ao Brasil em 1816 foi um marco na arte e arquitetura do País. O projeto tem caráter interdisciplinar e pretende promover a integração das diversas disciplinas às Artes Visuais. O trabalho é norteado pela aplicação dos programas MON - O Olhar Aprendiz, que edita publicações relacionadas às exposições apresentadas, e MON em Movimento, que produz mostras itinerantes com obras do acervo e outros eventos.