Pessuti participa da abertura do Festival Nossa Arte das Apaes

Estão previstas as apresentações de dança, artes cênicas e música, além de artesanato, literatura e artes visuais
Publicação
23/06/2010 - 21:30
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O governador Orlando Pessuti esteve presente nesta quarta-feira (23) à noite, no Teatro Guaira, em Curitiba, na abertura do VIII Festival Estadual Arte Nossa, que até o seu encerramento no sábado (26) contará com a participação de mais de mil alunos da Apae de vários municípios do Paraná. Estão previstas as apresentações de dança, artes cênicas e música, além de artesanato, literatura e artes visuais. O evento conta com o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Educação, Fundação Teatro Guaira e Sanepar.
Ao ser recepcionado no saguão do teatro pelo presidente da Federação das Apaes do Paraná, José Turozi, o governador fez questão de ressaltar que “o festival retrata aquilo de bom que as escolas especiais desenvolvem em todo o Estado. É um trabalho de muitos anos de dedicação e amor, e que revela uma parceria com o Governo do Paraná. Hoje é um dia de festa, de celebração de todo este potencial artístico e cultural, e principalmente de alegria que tem os alunos, professores e trabalhadores das escolas especiais”.
Pessuti disse que o Governo do Estado, através das secretarias da Educação, da Criança e do Adolescente, Saúde, Trabalho e Ciências e Tecnologia, tem procurado fazer sempre o melhor em favor do ensino especial. “Temos assinado convênios, contratado professores e liberado recursos para obras. Estamos estudando inclusive a adoção de um sistema melhor para o transporte de pessoas com deficiências”.
O pedido para que fosse elaborado um programa de transporte para os alunos das Apaes foi feito pelo próprio presidente da federação, ao ser recebido em recente audiência pelo governador. “Fizemos um levantamento em todas as Apaes do Paraná e descobrimos que existe uma enorme dificuldade para os nossos alunos especiais. Muitos são cadeirantes e necessitam de transporte especial, ou seja, em ônibus adaptado com rampas e elevadores. E o governador assinalou com a possibilidade de nos atender. A nossa expectativa é que até o final de seu mandato parte do problema esteja solucionado”,disse Turozi.
Sobre o festival, José Turozi disse que é um momento não só de confraternização entre as escolas especiais, mas “de respeito a este potencial artístico e cultural dos alunos e ao esforço dos professores, que com muita propriedade trabalham a questão da arte, como inclusão das pessoas com deficiência. Estamos felizes em estar aqui neste grande momento”.

GALERIA DE IMAGENS