Pessuti assina convênios com prefeituras e cooperativas no valor de R$ 443 milhões

“Esse dinheiro vai beneficiar diretamente aos paranaenses”, disse o governador
23/06/2010 - 18:30

Confira o áudio desta notícia

O governador Orlando Pessuti assinou nesta quarta-feira (23), durante cerimônia realizada no Palácio das Araucárias, convênios e contratos com prefeituras e cooperativas paranaenses em valores superiores a R$ 443 milhões. “É nossa obrigação liberar os recursos do Governo do Estado dentro dos prazos. É nossa responsabilidade. E estamos fazendo o que temos que fazer”, declarou Pessuti ao explicar porque estavam reunidos mais de 110 prefeitos do Paraná. “Esse dinheiro vai beneficiar diretamente aos paranaenses”, disse.
Pessuti e o presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Airton Pisseti, assinaram contratos de financiamento com cooperativas de produção paranaenses. Foram beneficiadas 18 cooperativas, que terão acesso a linhas de crédito que variam de R$ 2 milhões a R$ 63 milhões, no valor total de R$ 407 milhões. Pessuti destacou a política agressiva do Governo do Paraná em apoio às cooperativas, utilizando as linhas de crédito do BRDE. “As cooperativas promovem o desenvolvimento do Estado e o Governo do Paraná, por meio do BRDE, faz todo o possível para fomentar esta atividade tão importante”, disse.
O presidente da Organização das Cooperativas do Paraná, João Paulo Koslovski, disse que a maior parte dos investimentos será aplicada em agroindustrização, para ampliar a agregação de valor e a geração de renda dentro do Paraná. Ele atribuiu grande parte do crescimento das cooperativas paranaenses aos investimentos do BRDE, que sempre financiou os empreendimentos das cooperativas. “Em 2001, as cooperativas paranaenses faturavam R$ 7,9 bilhões e no ano passado, mesmo com a crise financeira, o faturamento chegou a R$ 25 bilhões. Para 2010, a projeção aponta para um faturamento total de R$ 28 bilhões”, informou Koslovski.
ESTRADAS - Em outro convênio, o governo autorizou obras de melhorias em estradas rurais no valor total de R$ 7,2 milhões, para melhorar as condições de escoamento da produção agropecuária. Com as prefeituras, o governador Orlando Pessuti e o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Erikson de Camargo Chandoha, assinaram um termo de cooperação com 24 municípios paranaenses para a realização de obras de emergência para a melhoria das estradas rurais.
Do total de recursos previstos, R$ 6,8 milhões são provenientes do Tesouro do Estado e o restante representa contrapartida dos municípios que darão apoio como mão-de-obra de serviços complementares, hospedagem e alimentação.
Os serviços serão executados pela Codapar, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, que está disponibilizando dez patrulhas rodoviárias para trabalhar nas estradas. De acordo com o presidente da Codapar, Janio Dalla Costa, o início das obras será imediato. A previsão é que em 90 dias as obras de melhorias nas estradas estejam concluídas.
Foram contemplados os municípios de Abatiá, Apucarana, Assaí, Astorga, Atalaia, Cambira, Cianorte, Floresta, Iretama, Janiópolis, Lunardelli, Munhoz de Mello, Novo Itacolomi, Paiçandu, Paranacity, Perobal, Prado Ferreira, Santa Fé, Santo Antonio do Paraiso, Santo Inácio, São Tomé, Tupãssi, Xambre e São Manuel do Paraná.
UNIOESTE - O governador Orlando Pessuti anunciou também a destinação de R$ 1,3 milhão para a compra de equipamentos para o Centro de Diagnóstico por Imagem do Hospital Universitário da Unioeste, inaugurado semana passada durante a interiorização do Governo, em Cascavel. “O investimento nos hospitais universitários é fundamental porque, além de atenderem a comunidade, é onde são formados nossos profissionais de saúde”, disse o secretário da Saúde, Carlos Moreira.
De acordo com o reitor da Unioeste, Alcibíades Luis Orlando, os equipamentos fazem parte de um projeto de ensino e pesquisa que se tornará referência no Paraná. “Com essas novas instalações também daremos andamento no projeto de residência em cardiologia da Unioeste”, disse.
SINALIZAÇÃO - O Detran-PR firmou convênio com 110 prefeituras no valor de R$ 15,6 milhões, para realização de obras de sinalização nos municípios. “Este é o único e o maior programa deste gênero do País. Esses recursos vão melhorar o trânsito nas cidades e salvar vidas”, disse diretor geral do Detran-PR, David Antonio Pancotti.