Pessuti abre treinamento da Escola Superior de Guerra

28/07/2010 - 12:20

Confira o áudio desta notícia

O governador Orlando Pessuti abriu na manhã desta quarta-feira (28) a etapa curitibana do treinamento do curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (Caepe), promovido pela Escola Superior de Guerra (ESG). A instituição é vinculada ao Ministério de Estado da Defesa e composta por 114 integrantes sendo 60% civis e 40 % militares. Os estagiários, como são chamados os estudantes da ESG, passaram nos últimos dez dias, por Rondônia, Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e, no Paraná, pelas cidades de Foz do Iguaçu e Curitiba.
“O Caepe prepara civis e militares para exercício de cargos de alto nível nas gestões federal, estadual e municipal, no caso das grandes cidades brasileiras”, disse o General de Divisão Celso José Thiago, subcomandante e chefe do departamento de estudos da Escola Superior de Guerra. O governador Orlando Pessuti disse que “a Escola Superior de Guerra é um espaço de boa capacitação de pessoas e que se dedicam a construir um país melhor”.
A proposta da vinda da Escola Superior de Guerra ao Paraná foi conhecer a Hidrelétrica de Itaipu e as políticas de desenvolvimento aplicadas no estado. Os estagiários conhecerão as ações do governo paranaense voltadas ao desenvolvimento econômico e social do nosso estado e do nosso país. A apresentação das ações paranaenses foi feita pelo secretário do Planejamento, Allan Jones.
Na abertura dos trabalhos, Pessuti fez um retrospecto da ocupação do Paraná e também dos ciclos econômicos, desde a era do mate até a era do café, e lembrou da importância da Rota dos Tropeiros para a constituição do estado. O governador ressaltou a relevância agrícola do Paraná. “Apesar de possuir apenas 2,3% do território geográfico do Brasil, o Paraná é quinto PIB do país”, afirmou Pessuti.