Lula e Pessuti discutem programas de acolhimento familiar em Foz do Iguaçu

02/09/2010 - 19:00

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador Orlando Pessuti participaram nesta quinta-feira (2), em Foz do Iguaçu, da abertura do Seminário Latino-Americano de Acolhimento Familiar promovido pela Relaf, Rede Latino-Americana de Acolhimento Familiar. Saúde, educação e medidas de proteção às crianças e adolescentes e para o fortalecimento da estrutura familiar foram os temas debatidos.
A proposta do seminário, que ocorre até sábado (4), é debater e sugerir políticas que garantam o direito de crianças de viver em família e em comunidade. O presidente Lula afirmou que “não existe processo mais sólido para construir uma nação do que cuidar da família”. Para ele, o Brasil perdeu muito tempo acreditando que era possível recuperar uma criança sem cuidar da família.
Lula disse ainda que a mãe é importante na formação do caráter do filho e o poder público deve cumprir o papel de oferecer condições para que a criança tenha uma família bem estruturada. O presidente complementou dizendo que as escolas também devem trabalhar para oferecer para as crianças vulneráveis, as mais pobres, o que elas não têm em casa.
O governador Orlando Pessuti afirmou estar satisfeito com as ações realizadas no Estado para garantir o direito à familia. Segundo Pessuti, existe um compromisso do governo estadual, das prefeituras e também de parceiros para que o Paraná evolua neste sentido.
Depois da abertura do seminário, o presidente Lula e o governador Pessuti foram à Itaipu Binacional participar da aula inaugural oficial da Unila – Universidade Federal da Integração Latino-Americana e do lacramento da capsual do tempo da instituição. A cápsula possui documentos oficiais, os primeiro desenhos do arquiteto Oscar Niemeyer, que projetou a Unila e três mil cartas de alunos de escolas públicas de Foz do Iguaçu. A cápsula será aberta no dia 12 de janeiro de 2060, quando a instituição irá comemorar cinquenta anos.
O presidente Lula afirmou que a Unila representa uma nova fase da América Latina e que, mais do que promover o conhecimento cientifico, ela deve ser a alma gêmea do povo latino-americano. Segundo Lula, hoje as pessoas têm orgulho de ser latino-americanas e que a população já convive com o espírito de integração entre nações. “Ser latino-ameircano hoje significa fazer parte da mais promissora fronteira da luta por justiça social do século XXI”, disse o presidente.
Lula afirmou que foi imposta à região uma doutrina que colocava os países vizinhos como inimigos e que ainda falta muito para mudar esses resquícios do passado, mas que a América Latina já aprendeu a andar com as próprias pernas e que mais importante do que estradas e pontes, para promover a integração latino-americana, são os estudantes da Unila.
Orlando Pessuti comentou que a universidade está sendo implantada onde a integração está mais representada e que é preciso ter a Unila como exemplo para que muros como os existentes nos Estados Unidos e em Israel não sejam mais construídos.
Outro compromisso oficial dos governantes foi a inauguração da UPA – Unidade de Pronto Atendimento 24 horas, de Foz do Iguaçu, investimento de R$ 2,6 milhões do Ministério da Saúde. O governador Orlando Pessuti parabenizou o governo federal pela obra realizada. Segundo ele, é mais um espaço que se junta às Clínicas da Mulher e da Criança e aos Hospitais Regionais para o atendimento de qualidade do sistema público de saúde no Paraná.