Hospital da Unioeste ganha novo centro de diagnóstico por imagem

O centro será equipado com tomógrafo computadorizado com 16 canais, raio x digital, ultrassom, mamógrafo e ecocardiógrafo
Publicação
18/06/2010 - 17:10
Editoria
O secretário estadual da Saúde, Carlos Moreira Junior, e o reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Alcibíades Luiz Orlando, visitaram nesta sexta-feira (18), em Cascavel, o novo Centro de Diagnóstico por Imagem do Hospital Universitário do Oeste do Paraná. O centro será equipado com tomógrafo computadorizado com 16 canais, raio x digital, ultrassom, mamógrafo e ecocardiógrafo.
“Equipar bem o hospital universitário é fundamental para a assistência e para o ensino porque ele é referência no atendimento de alta complexidade para aproximadamente 2 milhões de habitantes do oeste e sudoeste do Paraná. Neste hospital também são formados profissionais da saúde que precisam dos melhores equipamentos para aprender e ensinar”, afirmou Carlos Moreira Junior.
Ele destacou que os equipamentos adquiridos são aqueles que a Secretaria da Saúde entende que devem estar em um hospital Universitário. “O tomógrafo de 16 canais pode parecer exagerado para alguns hospitais, mas neste hospital ele é necessário porque faz exames de alta complexidade”, exemplificou.
No mesmo prédio do Centro de Imagem foram construídos dois auditórios que serão utilizados pelos cursos da área de Ciências da Saúde (enfermagem, farmácia e medicina) da Unioeste. Para o reitor Alcibíades Luiz Orlando, o novo centro de imagem agrega valor ao curso de Medicina da Unioeste, pois os alunos terão acesso aos equipamentos e poderão aprofundar seus conhecimentos, inclusive na residência médica. “Com a conclusão destas obras retomamos o projeto de ampliar áreas de especialidades dentro da residência médica na área de cardiologia e de hemodinâmica”, enfatizou.
O Hospital Universitário agora conta também com uma diretoria pedagógica para fazer a relação entre a assistência e o ensino. O diretor Alberto Rodrigues Pompeu ressaltou que mais um serviço de qualidade será oferecido à população e aos profissionais de saúde que são formados pela Universidade. “O Centro de Imagem é resultado de um anseio muito antigo da direção do Hospital Universitário e da comunidade. Com mais espaço físico e mais condições técnicas poderemos oferecer o melhor atendimento à saúde”.
O novo Centro de Imagem estará interligado ao pronto-socorro e à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital, o que facilitará o diagnóstico preciso nos casos de urgência e emergência. O médico responsável pelo setor de radiologia, Leonel Ferreira, está ansioso para a implantação do novo centro de imagem. “Certamente será um dos melhores ambulatórios do Paraná”, disse.
NOVOS LEITOS – O governador Orlando Pessuti anunciou na reunião da Escola de Governo em Cascavel a ampliação de 90 novos leitos para o Hospital Universitário do Oeste do Paraná. O secretário da Saúde, Carlos Moreira Junior, explicou que o projeto já foi pedido e que a obra já está no orçamento. O investimento será de aproximadamente R$ 3 milhões.

GALERIA DE IMAGENS