Hospital Universitário da Unioeste terá nova ala com 90 leitos

Anúncio foi feito na sexta-feira pelo governador Orlando Pessuti
19/06/2010 - 14:34
O governador Orlando Pessuti anunciou nesta sexta-feira (18) a construção de uma nova ala no Hospital Universitário da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), em Cascavel.
“Será uma nova torre, que terá mais 90 leitos à disposição da população de Cascavel e região”, disse o governador, durante a descentralização da Escola de Governo, realizada em Cascavel.
O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nildo Lübke, reuniu-se na quinta-feira com o reitor da Unioeste, Alcibíades Luiz Orlando para discutir a construção da nova ala.
Na sexta-feira, o secretário recebeu lideranças da região Oeste durante o Programa de Interiorização do Governo. Ele também se reuniu com acadêmicos indígenas do curso de Pedagogia da Unioeste.
O pró-reitor de Graduação da Unioeste, Eurides Küster Macedo Junior, acompanhou os estudantes, que entraram na universidade pelo programa Comissão Universidade Para Índios (Cuia). Eles vieram pedir a manutenção do programa.
O pró-reitor de Graduação, a diretora-geral do campus de Foz do Iguaçu, Renata Camacho Bezerra, o deputado federal Fernando Giacobo e o deputado estadual Chico Noroeste conversaram com Lübke sobre a criação do curso de Medicina na Unioeste de Foz.
De acordo com o secretário, o governador Orlando Pessuti autorizou a formação de um grupo de trabalho, que vai analisar a viabilidade da criação do curso.
O secretário ouviu de prefeitos propostas de criação de cursos superiores. O prefeito de Chopinzinho, Vanderlei José Crestani, propôs a criação de um curso de Administração de Empresas na cidade. Segundo o prefeito, a cidade, que tem 20 mil habitantes, já tem cursos de Pedagogia e Ciências Contábeis, ambos ofertados pela Unicentro, além de um cursinho público preparatório para o vestibular. O prefeit, de Coronel Vivida, Fernado Gugik, também propôs a criação de cursos superiores no município.
O presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Luiz Fernando de Oliveira Ribas, o presidente da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná, Zeferino Perin, o diretor de administração e finanças da Fundação Araucária, Carlos Alberto Piacenti, o coordenador do programa Universidade Sem Fronteiras, Antônio João Mânfio, a coordenadora de Ensino Superior da Secretaria, Sônia Maria Sperandio Lopes Adum, e a assessora de Relações Internacionais, Jackelyne Corrêa Veneza, também participam do encontro.