Hospitais Zona Norte e Zona Sul de Londrina serão implantados plenamente

A partir deste mês, cada um funcionará com 100 leitos de internamento e 30 leitos de observação no pronto-socorro
Publicação
13/09/2010 - 17:00
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Até o final do mês de setembro os hospitais Dr. Anísio Figueiredo, na Zona Norte, e Dr. Eulalino Ignácio de Andrade, na Zona Sul de Londrina já devem estar funcionando em plena capacidade, visto que a implantação de ambos foi feita por etapas. Os dois hospitais foram reformados e ampliados pelo Governo do Paraná, com investimento aproximado de R$ 20 milhões.
Os Hospitais são estratégicos, pois absorvem a demanda por atendimentos que certamente iriam para os pronto-socorros dos Hospitais Universitário, Santa Casa e Evangélico. Eles também são a principal referência para a realização de cirurgias eletivas de média complexidade, desafogando o sistema público de saúde. “A população de Londrina ganhou praticamente dois novos hospitais - com infraestrutura de primeira”, afirmou o secretário da Saúde, Carlos Moreira Júnior.
O Zona Norte, que foi reinaugurado em março deste ano, passou de 56 leitos gerais para 100 de internamentos e 30 de observação. O Hospital da Zona Sul, reinaugurado em fevereiro deste ano, passou de 41 para 100 de internamentos e 30 de observação. “As obras de ampliação já estão finalizadas. Faltam pequenos ajustes no acabamento que não atrapalharão o bom funcionamento dos dois hospitais”, explicou o diretor de Unidades Próprias da Sesa, Francisco Eugênio Alves de Souza.
RECURSOS HUMANOS – A Secretaria da Saúde contratou 900 profissionais de nível operacional (auxiliares de limpeza, copa, motoristas, entre outros), técnicos em enfermagem, em radiologia, e administrativos, e profissionais de nível superior (fisioterapeuta, fonoaudiólogo, farmacêutico, enfermeiros e médicos) para trabalhar nestes dois hospitais O Hospital Dr. Anísio Figueiredo terá 455 novos funcionários, e o Dr. Eulalino Ignácio de Andrade, 445.
A partir desta segunda-feira (13) os aprovados nos concursos da Secretaria poderão escolher, de acordo com a classificação no concurso, se trabalharão no Hospital Zona Norte ou no Zona Sul. Do dia 14 a 18 os funcionários escolhidos serão nomeados.
Monise Milani, 21 anos, técnica em Radiologia, foi aprovada no último concurso e optou por trabalhar no Hospital da Zona Norte. “Não conheci o hospital antes da reforma, mas fiquei contente em vê-lo reformado. Como a estrutura é nova, sinto-me mais motivada para trabalhar porque sei que terei condições”, contou.
A nova auxiliar de cozinha do Hospital da Zona Norte, Maria de Lourdes dos Santos Oliveira, 49 anos, está feliz, pois foi aprovada no primeiro concurso público em que se inscreveu. “É o meu segundo emprego com carteira assinada. Estou ansiosa para começar a trabalhar, pois ainda não entrei no hospital depois de reformado”, disse.

GALERIA DE IMAGENS