Governador inaugura em Figueira o 100.º Centro de Saúde da Mulher e da Criança

13/08/2010 - 13:00

Confira o áudio desta notícia

O governador Orlando Pessuti e o secretário estadual da Saúde, Carlos Moreira Junior, inauguraram nesta sexta-feira (13), no Jardim Santa Barbara, em Figueira, no Norte Pioneiro, o 100.º Centro de Saúde da Mulher e da Criança, entregue pelo Governo do Estado. Também serão inauguradas unidades em Japira, Jacarezinho e Santo Antônio da Platina. Até o fim do ano, serão inauguradas mais 115 unidades, para combater a mortalidade materno-infantil.
“A inauguração de hoje é simbólica, porque é a centésima clínica que colocamos em funcionamento para atender a população do Paraná. Dentro de poucos dias, estaremos com 147 centros inaugurados e outros tantos em construção. Este é um programa importante de redução da mortalidade materno-infantil”, afirmou Pessuti. Ele percorreu as instalações da unidade de saúde acompanhado da esposa Regina Pessuti e do prefeito Geraldo Molina.
Para o prefeito, a inauguração do centro vai ajudar os programas preventivos de saúde do município e acabar de uma vez por todas com o transporte de pacientes para outros centros. “A proposta da clínica é de trabalho preventivo. A prefeitura gastava muito com o transporte de pacientes para cidades maiores, porque não tínhamos um aparelho de ultrassom. Mas, agora, este procedimento será feito aqui”, disse Molina.
O secretário de Saúde, Carlos Augusto Moreira, afirmou que o governo, ao inaugurar do centro de atendimento básico de saúde número 100, tem feito a sua parte no combate a mortalidade materno-infantil. “É preciso não só diminuir, mas erradicar a mortalidade infantil. O Governo do Paraná tem feito seu trabalho com a construção desses centros em várias regiões do Estado. Os centros fazem pré-natal, o que evita doenças que podem trazer problemas para o recém-nascido. A criança e a mãe recebem todo atendimento necessário, afastando o risco de mortalidade”.
ESTRUTURA - Cada centro conta com consultório odontológico, pediátrico e ginecológico, salas de enfermagem, imunização, inalação, curativos e higiene bucal, além de área para realização de exames cardíacos. Os Centros de Saúde da Mulher e da Criança são resultado de parcerias com os municípios, que recebem a infraestrutura montada e ficam responsáveis pela contratação dos profissionais de saúde e manutenção das unidades.
A técnica em enfermagem Rosane Carvalho, que há quatro anos trabalha no Posto de Saúde da Vila Leonor, será uma das servidoras do centro de saúde recém-inaugurado. “Como mulher, me sinto valorizada com esta obra, porque aqui a mulher terá atendimento especifico. Ela vai poder ficar mais à vontade”, acrescentou.
Marilia da Silva Guerra Oliveira caminha mais de um quilômetro para levar a filha, de um ano, para receber atendimento médico. “Fiquei contente em ver esta clínica sendo construída perto de casa. Vou ter que caminhar menos. Tenho certeza que aqui o atendimento será bem melhor. No Posto, cheguei a esperar três horas para ser atendida. Agora, vai melhorar”.
A solenidade de inauguração contou ainda com a presença de Sidney Ferreira, chefe do Escritório da Secretaria do Trabalho em Jacarezinho; do chefe da 19.ª Regional de Saúde, Jorge Clóvis Godoy; do chefe de gabinete do governador, José Correa; do prefeito de Quatigá e presidente do Cisnorp, Efrahim Morais; do secretário municipal de Saúde, Elielson de Souza Jorge.