Ferroeste apóia revitalização da “Ferrovia do Contestado”

O grupo percorreu na “Maria-Fumaça 310” um trecho do percurso, já reativado, entre a estação de Porto União e a estação de Engenheiro Mello
01/06/2010 - 18:40
A revitalização da Ferrovia do Contestado, na região de Porto União-SC/União da Vitória-PR, foi o tema de reunião de trabalho, entre o presidente da Ferroeste, Samuel Gomes e o presidente da Associação Amigos do Trem (AAT), Marcelo Roveda, com o diretor executivo da Serra Verde Express, Adonai Aires Filho, e a gestora do Projeto de Turismo Terra dos Pinheirais, Nádia Terumi Joboji, representante do Sebrae-PR, na segunda-feira (31), em Porto União. O objetivo foi apresentar o projeto turístico da Ferrovia do Contestado ao empresário.
Depois da reunião, em que o executivo da Serra Verde Express, maior operadora de trem turísticos do Brasil, conheceu o projeto do Trem do Contestado, o grupo de lideranças percorreu na “Maria-Fumaça 310” um trecho do percurso, já reativado, entre a estação de Porto União e a estação de Engenheiro Mello. A Serra Verde Express opera o trem turístico e a “litorina”, que faz o percurso Curitiba-Paranaguá, o Trem do Pantanal, no Mato Grosso e o Trem da Serra Capixaba, no Espírito Santo.
O Projeto de Turismo Terra dos Pinheirais, em parceria com a Secretaria de Turismo do Paraná e prefeituras, explica a gestora do Sebrae-PR, Nádia Terumi Joboji, tem “o foco nos negócios e busca alinhamento estratégico com o trade turístico e está atuando pelo terceiro ano consecutivo na região”. Segundo a gestora, “a reunião foi positiva” e a Serra Verde Express “pode vir a ser parceira no projeto junto com a Associação Amigos do Trem”. Para isso, informou, a empresa de turismo ferroviário pretende fazer um estudo de viabilidade do projeto. O trem turístico da Ferrovia do Contestado, ressalta Nádia, “é um dos atrativos-âncoras para o desenvolvimento do turismo na região”.
O deputado federal Airton Roveda (PR-PR) que, em parceria com o colega de Câmara Federal, Ângelo Vanhoni (PT/PR), obtiveram recursos federais da ordem de R$ 500 mil para implementar o projeto turístico da Ferrovia do Contestado, disse ontem que, ao lado do governo federal, seu trabalho “é de ser um indutor para que as coisas aconteçam”. Segundo ele, “o trabalho da Associação Amigos do Trem demonstra que o projeto já está bem avançado”.
Já o deputado Ângelo Vanhoni considera que o projeto é importante “sob o ponto de vista da preservação da memória, em seu aspecto ferroviário e de desenvolvimento econômico regional, e sob o ponto de vista da memória social, porque a região foi área de um grande conflito como foi a Guerra do Contestado”. Segundo Vanhoni, a região oferece a possibilidade tanto de turismo econômico e de lazer quanto cultural.
Segundo o prefeito de Porto União, Renato Stasiak (PMDB), a “participação dos dois estados no projeto demonstra a importância da Ferrovia do Contestado, que esperamos seja um importante instrumento de desenvolvimento para a região”. A integração da região do Contestado, parte paranaense, parte catarinense, na mesma identidade cultural também é defendida pela Associação Cultural Herdeiros do Contestado, presidida por Valdeni Cordeiro dos Santos, de Campos Novos-SC.
Para Marcelo Roveda, presidente da AAT, responsável pela reativação da “Maria-Fumaça 310”, o projeto da Ferrovia do Contestado pode ser “a maior atração turística da região Sul do Paraná e do Planalto Norte catarinense”. Roveda lembra que a primeira aproximação da AAT com a Serra Verde Express, foi realizada “há dois anos, pelo presidente da Ferroeste Samuel Gomes e agora estamos colhendo os primeiros frutos”.
O presidente da AAT ressalta ainda que o encontro de ontem foi possível graças à mediação do Sebrae-PR, representado por Nádia Terumi Joboji, e do prefeito de União da Vitória (PR), Carlos Alberto Jung. Marcelo Roveda frisou que o projeto está cada vez mais conhecido e mencionou a reportagem que uma equipe de jornalismo da TV Educativa (RTVE), de Curitiba, fez sobre a Ferrovia do Contestado, que “alcançou grande repercussão na região”.