Famílias beneficiadas pelo PAC de Pinhais são orientadas antes de receber novas casas

O projeto PAC de Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, beneficiará 747 famílias com novas casas e outras 906 com a regularização de suas terras
Publicação
15/03/2010 - 10:30
Editoria
Desde o início deste mês, uma equipe do departamento social da Cohapar e da prefeitura de Pinhais orienta as 113 famílias que moram à margem do rio Palmital e serão beneficiadas com o projeto do PAC de Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba. O programa beneficiará 747 famílias com novas casas e outras 906 com a regularização de suas terras.
“Se não fosse o trabalho feito pelas assistentes sociais não seria possível elaborar com êxito nossos projetos. A participação da comunidade nas intervenções feitas em cada empreendimento é fundamental para resolver as dúvidas das famílias sobre o processo pelo qual passarão”, observa Rafael Greca, presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar).
Pinhais está localizado a sete quilômetros de Curitiba e é considerado o menor município do Estado, com 61 quilômetros quadrados e uma população de 119 mil pessoas. O PAC do município foi o último a ser iniciado, em decorrência da valorização das terras do município. Com isso, a compra do terreno foi inviabilizada com os recursos iniciais previstos no projeto do PAC destinados a Pinhais. A adequação de recursos obteve êxito graças ao esforço do prefeito de Pinhais, Luiz Goulart (Luizão), e da Cohapar, para oficializar a homologação pelo Ministério das Cidades.
Anteriormente a esta etapa, a Cohapar e demais órgãos envolvidos no projeto do PAC de Pinhais realizaram um encontro técnico, que faz parte de uma das fases da proposta metodológica do trabalho social, e é um procedimento previsto pelo Ministério das Cidades nos projetos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC).
PAC Pinhais - No PAC de Pinhais serão investidos R$ 38,8 milhões, sendo que mais de R$ 7,3 milhões entram como contrapartida do governo do Estado, para beneficiar perto de 6,6 mil pessoas, considerando-se a média de quatro pessoas por família, que vivem em áreas de risco e preservação ambiental nas margens dos rios Palmital e Atuba, na divisa entre Curitiba e Pinhais.
Além das novas moradias que serão construídas e regularizações dos lotes para as famílias que não têm a posse de suas terras, as intervenção do PAC de Pinhais preveem a construção de parques que vão recuperar as áreas que hoje estão degradadas pela ocupação humana indevida. A mata nativa das respectivas cidades será recomposta, os parques irão integrar os municípios metropolitanos e a população terá acesso aos bairros vizinhos com a interligação dos parques.
Os Parques Metropolitanos que serão desenvolvidos nas beiras dos rios terão áreas de lazer, parques infantis, Biblioteca Cidadã, canchas esportivas, ciclovias, pistas de caminhada, churrasqueiras e um local para o memorial da identidade municipal.
Rios - O rio Palmital tem importância estratégica para a região Metropolitana de Curitiba, já que é contribuinte direto dos seus mananciais de água que abastecem a região. Nasce no município de Colombo e percorre a cidade de Pinhais, de norte a sul, desaguando no Rio Iraí, onde faz divisa com São José dos Pinhais.
O rio Atuba é um dos formadores da Bacia do rio Iguaçu, na porção esquerda de Pinhais, e possui grande parte de suas nascentes localizadas no município de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, entre os municípios de Almirante Tamandaré e Colombo.

GALERIA DE IMAGENS