Dominicanos querem adotar políticas públicas do Paraná

O governador em exercício Celso Rotoli de Macedo reuniu-se nesta quarta-feira (25) no Palácio das Araucárias, em Curitiba, com os 22 representantes do governo dominicano que visitam o Paraná
25/08/2010 - 17:50

O governador em exercício Celso Rotoli de Macedo e o secretário-chefe da Casa Civil, Ney Caldas, reuniram-se nesta quarta-feira (25) no Palácio das Araucárias com os 22 representantes do governo dominicano que visitam o Paraná desde domingo (22). O grupo veio conhecer as políticas públicas do Estado na área da agricultura, meio ambiente e desenvolvimento urbano, que futuramente deverão ser implementadas no país caribenho.
A visita técnica foi articulada pelo Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) a fim de proporcionar a transferência de conhecimento. No começo de setembro um grupo de técnicos do governo, do Lactec e do Tecpar, embarcou para a República Dominicana com objetivo de transferir conhecimentos específicos nas áreas de tecnologia.
O governador destacou que o Paraná tem um desenvolvimento muito bom nas áreas de tecnologia, agricultura e na preservação do meio ambiente. “O grupo dominicano ficou encantado com as nossas políticas”, afirmou.
O senador dominicano Charlie Marriotti afirmou que existe um acordo bilateral entre Brasil e República Dominicana. “Estamos gerando alianças estratégicas com departamentos que tenham uma estrutura socioeconômica parecida com a nossa. Viemos buscar no Brasil ideias de aprendizado para construir novas capacidades em nosso país, através da transferência de conhecimento, e principalmente estabelecer uma relação de negócios entre os dois países”, enfatizou.
A vice-ministra de Cooperação Internacional, América Bastidas, ressaltou que o Paraná, e especialmente Curitiba, é um modelo de desenvolvimento e planejamento urbano que tem muitos anos de experiência, e os resultados desse planejamento são óbvios”. “Temos a possibilidade de aprender com a experiência, sobretudo em termos de fortalecimento institucional e desenvolvimento de capacidades”, disse.
O secretário Ney Caldas ressaltou que o Paraná pôde mostrar o que tem de melhor: “Eles ficaram encantados principalmente com os programas desenvolvidos na área da agricultura, com destaque para o Programa Leite das Crianças, que é referência nacional e internacional, e com o programa de saneamento rural, feito pela Sanepar. Essa troca de experiência é muito boa”, ressaltou.
Caldas destacou que o país caribenho estava bem representado. Vieram representantes de cooperativas, de sindicatos, técnicos de diversas áreas e políticos, inclusive representantes dos municípios.
Para o secretário do Codesul, Santiago Martin Gallo, que articulou a vinda da comitiva, os Estados do sul do Brasil - principalmente o Paraná, doam cooperação técnica para os países em menor desenvolvimento. “O Paraná mostra que as suas políticas públicas não são sucesso só no Paraná e no Brasil, mas também no exterior”. Ele adiantou que representantes de oito países vêm ao Paraná no mês de novembro para repetir a experiência dos dominicanos.
Também participaram do almoço o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci; o presidente da Câmara de Vereadores, João Cláudio Derosso, e o diretor superintendente do Lactec, Newton Pohl Ribas.