Começa a vacinação contra a nova gripe para profissionais da educação

O Paraná vacinou, até o momento, 5,2 milhões de pessoas segundo dados do Programa Nacional de Imunizações
Publicação
14/06/2010 - 09:40
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O Paraná começa nesta segunda-feira (14) uma nova etapa da campanha de vacinação contra a nova gripe. O Estado, que já imunizou 5,2 milhões de pessoas contra a doença, agora terá vacinas disponíveis na rede pública para profissionais que atuam em instituições de ensino públicas e privadas. Doses estarão disponíveis para quaisquer profissionais que atue no setor, não sendo necessariamente professores.
“Nossa expectativa é de vacinar pelo menos 60 mil pessoas. Mas estão disponíveis 100 mil doses da vacina somente para os profissionais da área da educação”, explica o secretário da Saúde, Carlos Moreira Júnior. De acordo com ele, muitos destes profissionais já foram vacinados por pertencerem a outros grupos, como os jovens de 20 a 39 anos.
O anúncio da campanha específica para os profissionais da educação foi realizado na semana passada pelo governador Orlando Pessuti e pelo próprio secretário durante a reunião de interiorização do Governo do Estado, em Londrina. Moreira explica que, desde a merendeira até o professor, qualquer profissional pode ser vacinado. Para isso basta levar uma declaração da instituição de ensino em que trabalha atestando o vínculo empregatício ou a carteira de trabalho.
Vacinados – O Paraná vacinou até o momento 5,2 milhões de pessoas contra a gripe A segundo dados do Programa Nacional de Imunizações. Desta forma, mesmo sem ainda ter atingindo a meta de imunizar 80% das crianças de dois a quatro anos, o Estado atingiu 100% do público total previsto. Isto porque outros grupos, como os de doentes crônicos, extrapolaram o número total de pessoas inicialmente previsto.
Além da vacinação dos profissionais de educação, o Paraná se mobiliza para a segunda dose da vacina para crianças. “Os pais que forem levar seus filhos para tomar a segunda dose da vacina contra a nova gripe já podem aproveitar para imunizar seus filhos contra a poliomielite e vice e versa”, completa o secretário Moreira.