Vacinação contra a poliomielite é prorrogada no Paraná

O objetivo é vacinar 775 mil crianças e, para isso, a vacinação foi prorrogada até a próxima sexta-feira
Publicação
14/06/2010 - 09:37
Editoria
Os pais de crianças menores de cinco anos vão ter mais uma semana para vacinar seus filhos contra a polimielite, conhecida popularmente como paralisia infantil. No primeiro dia da campanha, no sábado (12), foram imunizadas 515 mil crianças, o que representa 66% das 736 mil com idade para serem vacinadas.
"Nossa meta é chegar a 95% de cobertura do total de crianças na faixa etária prevista. É imprescindível que os pais levem seus filhos para serem vacinados, pois somente com boas coberturas vacinais é que vamos manter a polimielite erradicada de nosso Estado”, lembrou o secretário da Saúde, Carlos Moreira Júnior.
De acordo com Moreira Junior, até a próxima sexta-feira (18) os pais podem procurar qualquer unidade básica de saúde para imunizar seus filhos contra a paralisia infantil.
“Sem dúvida, o clima atrapalhou a campanha. Agora os pais têm mais uma semana para imunizar as crianças”, afirmou o superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria, José Lúcio dos Santos.
Santos lembra que foram colocadas 1,5 milhão de doses da vacina à disposição para esta primeira etapa da campanha. A segunda está prevista para o dia 14 de agosto. “Os pontos de atendimento tem horário de funcionamento entre 08 e 17 horas e cerca de oit5o mil pessoas continuam envolvidas na vacinação”, completou.
A poliomielite é uma doença infecciosa e altamente contagiosa.A maioria dos casos ocorre em crianças menores de cinco anos, por isso a importância dos pais levarem os filhos aos postos de vacinação. O último caso registrado da doença no Estado foi em 1986, em Campo Largo.

GALERIA DE IMAGENS