Atlético participa da campanha de incentivo a doação de órgãos

Depois do Coritiba, foi a vez da torcida do Atlético Paranaense entrar na campanha de doação de órgãos da Secretaria de Estado da Saúde
Publicação
15/11/2010 - 12:10
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Depois da bonita da festa do Coritiba, no último sábado (13), foi a vez do Atlético Paranaense participar da campanha de incentivo à doação de órgãos, promovida pela Secretaria de Saúde do Paraná.
Neste domingo (14), a torcida atleticana e jogadores do clube se uniram em apoio à campanha de doação de órgãos. A partida ocorreu na Arena da Baixada e contou com várias ações com participação de jogadores, torcida e transplantados.
Além de uma faixa da torcida organizada do clube incentivando a doação de órgãos localizada no estádio durante toda a partida, os próprios torcedores distribuíram materiais informativos. Já os jogadores do clube voltaram para o jogo no segundo tempo usando as camisas da campanha e no início da partida crianças transplantadas entraram em campo com seus ídolos.
“A integração entre esporte e saúde é essencial. É uma oportunidade dos torcedores unirem o amor que sentem pelo seu time e torcerem também pela vida”, disse o secretário da Saúde, Carlos Moreira Júnior.
Com a ajuda dos clubes e de suas torcidas organizadas na campanha a Secretaria espera conscientizar e informar a população sobre esse complexo assunto que é a doação de órgãos. A campanha conta com apoio das torcidas organizadas dos três principais clubes da capital: Os Fanáticos, do Atlético Paranaense; Império Alviverde, do Coritiba; e a Fúria Independente, do Paraná Clube.
O presidente da torcida Os Fanáticos, Juliano Rodrigues afirmou que a torcida abraçou a causa. “A campanha é muito bonita e faremos o possível para contribuir para que não existam tantas pessoas na fila por um transplante”.
DEPOIMENTOS - Paulo Griller de Souza, 42 anos, pai da pequena Carolina, doou o rim a filha, e conta como sua família fez para superar as dificuldades causadas pela doença: “A família não pode parar de acreditar nunca. Tem de permanecer sempre unida, porque as coisas vão dar certas”.
Hoje, Carolina pode fazer tudo o que uma criança gosta, como brincar, sair e se divertir. Paulo explica que uma das coisas que ela mais gostava era viajar para praia, mas que devido a doença não pode ir nos últimos anos. “Desta vez vai ser diferente, final de ano iremos todos a praia. É um dos lugares que ela mais gosta, e está muito ansiosa para ir”.
No jogo também estavam presentes Samuel José Costa, 12, e seu avô, José Costa, 60. Samuel, que é atleticano roxo, realizou transplante de rim e ao final do jogo se emocionou. “Ele estava muito ansioso em poder participar da campanha. Isso nos deixa felizes. E quando saiu o gol no finalzinho ele não agüentou e chorou de emoção. Por esses e outros momentos que as pessoas devem se conscientizar em apoiar a doação de órgãos”, conta José.
A CAMPANHA - A campanha de doação de órgãos “Sou doador com muito orgulho com muito amor”, que remete a canção “Sou Brasileiro” foi lançada na Escola de Governo, no dia 19 de outubro. O autor do verso Nelson Biasoli cedeu de forma gratuita os direitos autorais da música que é comumente cantada por brasileiros em arquibancadas de diversos esportes.
Como vem ocorrendo nesta campanha, a Central de Transplantes e a Secretaria de Saúde convidaram pessoas que já realizaram transplantes para vestir a camisa da doação e incentivar as pessoas para realizarem esse bonito gesto. Neste jogo participaram Carlos Eduardo Farias, 12, Silvana Piana Cordeiro, 19, Sthefany de Paula Kasparg, 8, Lucas Vinicius Gonçalves da Cruz, 12, Carolina Griller de Souza, 11, e Samuel Jose Costa, 12 anos, todos transplantados que aceitaram fazer parte desta ação.
TRANSPLANTES - Atualmente, estão na fila de espera por um transplante no Paraná 2635 pessoas. Segundo levantamento feito pela Central de Transplantes, cerca de 65% das pessoas estão dispostas a doar órgãos e 99% gostariam de receber se precisassem. Em 2010, até o final de outubro, foram realizados 998 transplantes de entre órgãos e córneas.

GALERIA DE IMAGENS