A música no tempo de Alfredo Andersen

Apresentação gratuita será nesta quarta-feira
Publicação
08/11/2010 - 11:40
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Alfredo Andersen, artista plástico norueguês radicado no Brasil, deixou uma obra de grande relevância para a arte do Paraná, sendo consagrado como “pai da pintura paranaense”. Em sua homenagem, o Projeto Música nos Museus, da Secretaria de Estado da Cultura, do mês de novembro apresenta o espetáculo musical do grupo Chanson – Madrigal Feminino. A apresentação será nesta quarta-feira (10), às 18h30, no Museu Alfredo Andersen (Rua Mateus Leme, 336), tem uma hora de duração, com classificação livre e entrada franca.
Na apresentação serão lembrados nomes do romantismo europeu, brasileiros e paranaenses que tiveram destaque no período em que Andersen permaneceu no Paraná. Na época, a música erudita da Europa vivia o Romantismo, e o bel canto estava em seu auge.
Tiveram grande relevância compositores como Rossini, Schubert, Brahms, Verdi, Fauré. O conterrâneo do pintos, Edvard Grieg, destaca-se como figura proeminente de seu país, iniciando o nacionalismo musical norueguês. No Brasil, o bel canto era muito apreciado e os compositores europeus tiveram suas obras representadas inúmeras vezes.
Os compositores brasileiros de maior expressão nesse período foram Carlos Gomes, Alberto Nepomuceno, Villa-Lobos e o paranaense Brasílio Itiberê. Na música popular, destaca-se Chiquinha Gonzaga, que morreu no mesmo ano que Andersen. As obras serão executadas a capella ou com acompanhamento de piano.
Chanson - é um grupo vocal curitibano, formado somente por vozes femininas. Criado em 2003, desenvolve repertório essencialmente erudito, abrangendo músicas do século 17 a contemporâneas, originárias de diversos países.
Música nos Museus
O Música nos Museus é um projeto da Secretaria de Estado da Cultura que mensalmente apresenta uma atração musical do Paraná em seus espaços de exposição. A idéia é contemplar todos os gêneros musicais, buscando como critério principal a qualidade dos músicos.
Para a Secretária de Cultura Vera Mussi, essa é uma oportunidade de reunir num só espaço música e outras artes. "O projeto Música nos Museus quer trabalhar a excelência dos instrumentistas do nosso estado em espaços não-convencionais para espetáculos musicais. Assim podemos aproximar o público dessas duas linguagens artísticas numa ação de integração cultural", finaliza.
Programa
- Edvard Grieg (Noruega): Ave Maris Stella
- Giacomo Rossini (Itália): La Fede, La Speranza, La Caritá
- Gabriel Fauré (França): Missa Breve
- Johannes Brahms (Alemanha): Phöenomen
- Chiquinha Gonzaga (Brasil): Lua Branca
- Alberto Nepomuceno (Brasil): O Baile na Flor
- Brasílio Itiberê (Brasil): Oração da Noite
- Villa-Lobos (Brasil): Canções
Serviço
Música nos Museus – Espetáculo musical com o grupo Chanson – Madrigal Feminino.
Única apresentação quarta-feira, dia 10 de novembro, às 18h30
Museu Alfredo Andersen (Rua Mateus Leme, 336).
Entrada franca
Classificação etária: livre

GALERIA DE IMAGENS