O Governo do Paraná, por meio do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e da Agência Paranaense de Propriedade Industrial (APPI), realiza nesta quinta-feira (20) um workshop, onde serão abordados temas ligados ao selo da Indicação Geográfica, que certifica a qualidade dos produtos produzidos pela agricultura familiar do estado. O evento tem como principal objetivo sensibilizar associações, cooperativas e agricultores da importância da utilização do selo.
Criadas para proteger e difundir os produtos e serviços produzidos por pequenos agricultores e por cooperativas, as Indicações Geográficas ganharam notoriedade pela qualidade dos trabalhos realizados em países como a França, onde as IGs contribuíram significativamente para a difusão de produtos, como no caso do champanhe.
No Brasil esse sistema está sendo implantado num momento em que o país começa a dar mais valor aos produtos agrícolas e naturais, que possuem grande potencial econômico e que estão conquistando não só o mercado interno como também o externo.
As Indicações Geográficas agregam valor aos produtos que chegam ao mercado externo com preços condizentes com a qualidade do que está sendo exportado, não ocorrendo desse modo a desvalorização das mercadorias produzidas nas propriedades rurais brasileiras.
Serviço: I Workshop de Indicação Geográfica
Data: Dia 20 (quinta-feira)
Local: Av. Prefeito Lothário Meissner, 350 Jardim Botânico - Curitiba – PR
Informações: Agência Paranaense de Propriedade Industrial-APPI
Home page: http://www.tecpar.br/appi
Fone: (0XX41) 3281-7400 / 7401 /7404
Workshop discute a importância das Indicações Geográficas para o desenvolvimento da agricultura familiar
O evento tem como principal objetivo sensibilizar associações, cooperativas e agricultores da importância da utilização do selo de origem dos produtos
Publicação
19/08/2009 - 18:52
19/08/2009 - 18:52
Editoria