Vocal Clave de Lua faz show de bodas de prata no Guairinha

O show acontece no próximo dia 11, às 20h30, e traz em seu repertório os grandes nomes da música popular brasileira
Publicação
04/11/2010 - 10:30
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Compositores como Tom Jobim, Caetano Veloso, Dorival Caymmi, Vinícius de Moraes, entre outros, fazem parte do show que o Vocal Clave de Lua apresenta no próximo dia 11, às 20h30, no Guairinha, em comemoração aos seus 25 anos de fundação. Os ingressos já estão sendo vendidos a R$ 15 e parte da renda será revertida para as escolas Forrest Gump e Menino Jesus, que atendem crianças especiais.
O ensaio geral para o show será realizado neste sábado (06), no auditório do Cenáculo (Igreja da Ordem), no Largo da Ordem, a partir das 16 horas com o grupo, e a partir das 18 horas com a Banda. Os 24 cantores que integram o Vocal se apresentam sob a regência e direção musical do maestro Luiz Fernando Melara, acompanhados pelo pianista Flavius Alberto Meschke.
Também sobem ao palco alguns convidados que irão participar do show, como o Quarteto Nó na Madeira, de Curitiba, formado pelos músicos Beto Blues (direção musical, guitarra e violão), Hermes Drechsel (pianista), Matheus de Oliveira (baixista), e Murilo Lunardon (baterista).
O Quarteto existe há dois anos e foi criado com o objetivo de acompanhar cantores, instrumentistas e grupos vocais. Todos os integrantes têm formação erudita e jazzística.
Participa também o músico Nando Lemos como percussionista e diretor de palco. Ele é cantor do Coro da UFPR e integrante da Banda Grega Laiki. Toda a preparação vocal está sendo realizada pela cantora e professora de música do Colégio Estadual do Paraná, Aline Petry.
O show será divido em duas partes. A primeira irá mostrar algumas músicas do repertório, que marcaram momentos importantes na trajetória do Vocal Clave de Lua. Já na segunda parte serão apresentadas músicas interpretadas pelo grupo pela primeira vez, que inclui um “pout pourri” com trechos de algumas obras, todas conhecidas do público.
A formação do Vocal mudou muito ao longo do tempo, muitos cantores novos entraram, outros saíram e alguns retornaram. E hoje, entre os integrantes, Regina Karam e Cleusa Horylka são as únicas que continuam desde a fundação.
Trajetória – Entre os momentos marcantes destes 25 anos de existência, as integrantes mais antigas do grupo destacam o primeiro casamento realizado na Sociedade Garibaldi, no dia 14 de maio de 1985, data em que consideram como a do aniversário do Vocal; a turnê com o cantor Roberto Carlos, em 1986, por diversas cidades; a montagem da Ópera Cosi Fan Tutte, de Mozart, em 1988; as serenatas de Natal, a partir de 1995, pelas ruas e casas de Curitiba”.
Carmem Lúcia Dziecinny e Edson Dziecinny também participaram do início do vocal, saíram do grupo, mas retornaram. Para os dois, “o grupo sempre funcionou como uma família. Tivemos que nos aperfeiçoar para manter o vocal com qualidade”, diz Carmem.
Desde 2006 os trabalhos do grupo estão sendo dirigidos pelo maestro e compositor Luiz Fernando Melara, que também foi pianista do Coro da UFPR e regente do Coro das Servidoras, da mesma instituição. Hoje aposentado do serviço público e com residência fixa em Santa Catarina, realiza trabalhos com grupos musicais locais e semanalmente vem trabalhar com o Clave de Lua. Parte de seu tempo é também dedicado à composição e aos arranjos, principalmente na área do Canto Coral. Sua produção artística contabiliza mais de 150 obras.
“Esse trabalho como regente do Vocal Clave de Lua me deu a oportunidade de escrever muitos arranjos, frente à demanda dos casamentos e do interesse do grupo em cantar músicas para as quais não havia arranjos. Tenho muita satisfação em trabalhar com o Vocal. Nele reencontrei amigos e conhecidos de muitos anos e pude fazer amizade com cantores que eu não conhecia. Hoje, cinco anos depois, vir de Joinville para Curitiba nos fins de semana tornou-se uma coisa natural, que faço com o maior prazer”, diz o maestro..

Serviço: Show 25 anos do Vocal Clave de Lua
Data: 11 de novembro
Horário: 20h30
Local: Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha), Rua XV de Novembro
Ingressos: R$ 15,00. Desconto de 50% para maiores de 60 anos e estudantes

GALERIA DE IMAGENS