A Secretaria estadual da Criança e da Juventude e o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente realizam nesta quinta e sexta-feira (12 e 13) o Seminário Regional de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes em Ponta Grossa. Em Maringá, o evento também acontece nesta quinta-feira (12).
Em Ponta Grossa, o seminário realizado no Barbur Plaza Hotel reúne mais de 200 pessoas entre juízes, promotores, conselheiros tutelares, conselheiros de direitos e profissionais de órgãos municipais e estaduais da rede de atendimento às crianças e adolescentes. Cada um dos 32 municípios da região de Ponta Grossa enviou uma equipe composta por representantes das secretarias municipais de saúde, educação, assistência social, conselheiros tutelares e conselheiros municipais dos direitos da criança e do adolescente para debater as estratégias e políticas que visam à efetivação das redes de proteção.
Além de capacitar os profissionais, a Secretaria promoverá outros eventos em que os municípios receberão orientações para o fortalecimento das redes. Depois desta primeira etapa de integração inicial e definição dos conceitos, os representantes de cada município elaborarão projetos que serão apresentados em dezembro. “A proposta é acompanhar os projetos de criação das redes passo a passo, orientando e ajudando quando houver dificuldades”, explicou Maria Mônica Negreiros Cesar, assistente social da Secretaria da Criança.
DESTAQUES - Em Ponta Grossa, a abertura do evento aconteceu com uma palestra de Marcelo Princeswal, que é psicólogo, mestre em políticas públicas e pesquisador do Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância (Ciespi). Marcelo abordou o histórico e a cultura de violência contra crianças e adolescentes. Já a professora Viviane Nogueira de Azevedo Guerra, do Laboratório de Estudos da Criança da Universidade de São Paulo (Lacri-USP), falou aos participantes sobre o reconhecimento de sinais de violência em crianças e adolescentes.
Nesta sexta-feira (13) será realizada uma palestra sobre a gestão para a efetivação das redes de proteção, com a pedagoga Simone Cortiano, da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba.
Em Maringá o seminário foi realizado no Hotel Internacional – Complexo Mercosul e reuniu mais de 200 pessoas dos 40 municípios da região de Maringá para debater ações referentes ao enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes.
Violência contra adolescentes é tema de seminário em Ponta Grossa e Maringá
Além de capacitar os profissionais, a Secretaria promoverá outros eventos em que os municípios receberão orientações para o fortalecimento das redes
Publicação
12/11/2009 - 18:10
12/11/2009 - 18:10
Editoria