Em 2004, o Governo do Paraná, por intermédio da Cohapar e em parceria com vários órgãos estaduais, iniciou o projeto de urbanização e regularização fundiária da Vila Zumbi dos Palmares, em Colombo, que transformou o bairro em exemplo nacional de urbanização.
Esta foi a primeira reordenação dos espaços da Região Metropolitana de Curitiba realizada após a aprovação da Lei Estadual nº 12.248/98, denominada “Lei Especial de Proteção dos Mananciais” da RMC, já que até então havia restrição total para o uso do solo nessas áreas. Após a aprovação da Lei, o uso e a ocupação do solo nas áreas de mananciais busca adequar a ocupação existente e organizar as ocupações futuras de modo a promover a sustentabilidade ambiental da região.
Com isso, o Estado pode intervir na região e transformar a Vila Zumbi – onde moram 10 mil pessoas – em um novo bairro. No local, 289 famílias foram transferidas da beira do rio Palmital para sobrados construídos pela Companhia de Habitação do Paraná e outras 1.800 tiveram seus lotes regularizados. Além disso, o rio Palmital foi salvo e 100% dos moradores dispõem de rede de água e esgoto, melhorando a condição de saúde da população.