O vice-governador Orlando Pessuti foi homenageado na noite da terça-feira (1.º) com o título de cidadão honorário de Piraquara, cidade da Região Metropolitana de Curitiba. “Além de um momento de alegria e gratidão, receber este título significa assumir responsabilidades. Ter o trabalho reconhecido faz com que assumamos, até por dever, novos compromissos em favor do desenvolvimento de Piraquara”, afirmou Pessuti.
O prefeito Gabriel Jorge Samaha (Gabão) destacou que “esta é uma homenagem a uma pessoa que tem sido importante no desenvolvimento do município. O governo de Roberto Requião e Pessuti tem papel fundamental no desenvolvimento da cidade. Ser político é uma coisa, mas superar os limites das divergências políticas e ideológicas nos consolida como pessoas públicas de fato. Precisamos agora pensar novas propostas para Piraquara, e Pessuti tem sido sensível aos nossos problemas”, afirmou.
O título foi aprovado por unanimidade em novembro de 2007, conforme destacou o presidente da Câmara Municipal de Piraquara, Eliseu Salgueiro Meira. Ele afirmou que o vice-governador sempre esteve presente no município, apoiando os projetos. “Requião e Pessuti trouxeram muitas obras para a cidade, como pavimentações e escolas”, destacou Meira.
O título foi proposto pelo vereador e relator do projeto, Leonel de Barros Castro, pelo ex-vereador e atual vice-prefeito, Armando Neme Filho, e pelo ex-vereador, Josimar Froes. “Desde a universidade, Pessuti participa da vida política, e se tornou um político de conduta exemplar, norteado por valores éticos e profissionais”, afirmou Barros.
Entre as muitas ações em diversos setores como educação, saúde, indústria e saneamento, Pessuti destacou a defesa da mudança na regulamentação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), ainda no ano de 1990, quando exercia o mandato de deputado. Naquela época foi criado o ICMS ecológico, que hoje beneficia Piraquara, cidade com maior manancial de abastecimento de água do Paraná.
“A proposta do ICMS ecológico foi apresentada pelo deputado Neivo Beraldin. Outros deputados, como Cleiton Kielse e eu, apoiaram a lei, que hoje dá apoio importante aPiraquara”, comentou Pessuti, ao citar também o projeto de urbanização do Jardim Guarituba, feito em parceria com o governo federal pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). “É o maior projeto de urbanização de favelas do país”, lembrou.
Também participaram da cerimônia os secretários Rasca Rodrigues, do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, e Gilberto Martin, da Saúde, e os deputados Neivo Beraldin, Cleiton Kielse, Antonio Anibelli e Edson Luiz Strapasson, entre outras autoridades.
Vice-governador recebe título de cidadão honorário de Piraquara
O título foi aprovado por unanimidade em novembro de 2007, conforme destacou o presidente da Câmara Municipal de Piraquara, Eliseu Salgueiro Meira, na solenidade
Publicação
02/12/2009 - 11:00
02/12/2009 - 11:00
Editoria