O vice-governador Orlando Pessuti participou, no fim da tarde desta sexta-feira (27), em Apucarana (Norte do Estado), da Feira Sabores do Paraná e recebeu o projeto para criação do território do Vale do Ivaí. No documento, os 26 municípios da região apresentam as prioridades para o desenvolvimento de 11 áreas importantes, como educação, emprego, agricultura e saúde.
De acordo com Pessuti, a proposta será encaminhada para o Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Cedraf), na semana que vem. “A elaboração deste documento é só o início. Precisamos agir e trabalhar para que estas ideias saiam do papel e transformem para melhor a vida das pessoas.”
Para o prefeito de Faxinal e vice-presidente da Associação de Municípios do Vale do Ivaí, Adílson Silva Lino, o objetivo do documento é fazer uma “radiografia” das cidades e colocar em prática ações conjuntas de desenvolvimento. “Como território podemos obter mais verbas e facilidades junto ao Governo Federal”, explica ele.
Os dados e propostas contidos no projeto têm como base os estudos do Instituto Parananese de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) e contam com a participação da Emater, Sebrae, Univale, Fecea e Secretarias Estaduais do Planejamento e da Agricultura.
RECURSOS – Segundo o vice-governador Orlando Pessuti, nos próximos meses os deputados estaduais devem votar o pedido do Governo do Estado para que sejam usados 51 milhões de dólares nas cidades do Vale do Ivaí. “São recursos do Banco Mundial que devem ser destinados às 121 cidades do Centro Expandido, que tem o menor Índice de Desenvolvimento Humano - o IDH - do Paraná”, adiantou ele.
Farão parte do Território do Ivaí os municípios de Apucarana, Califórnia, Cambira, Jandaia do Sul, Bom Sucesso, Marumbi, Novo Itacolomi, Rio Bom, Mariladia do Sul, Mauá da Serra, São Pedro do Ivaí, Kaloré, Borrazopolis, Cruzmaltina, Faxinal, São João do Ivaí, Lunardeli, Lidianopolis, Grandes Rios, Barbosa Ferraz, Godoy Moreira, Jardim Alegre, Ivaiporã, Rio Branco do Ivaí, Rosário do Ivaí, Corumbataí do Sul, Arapuã e Ariranha do Ivaí.
Vice-governador recebe projeto para criação do Território do Vale do Ivaí
No documento, os 26 municípios da região apresentam as prioridades para o 11 áreas importantes, como educação, emprego, agricultura e saúde.
Publicação
28/11/2009 - 11:00
28/11/2009 - 11:00
Editoria