O vice-governador, Orlando Pessuti, participou na noite de sexta-feira (31) da posse da diretoria da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG). Pessuti destacou a importância da atuação consistente da Associação no desenvolvimento de Ponta Grossa e afirmou que o Governo do Estado trabalhará em conjunto com a ACPIG no fortalecimento da economia da região e na geração de emprego e renda.
"O Governo do Paraná está ao lado da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa na continuidade do crescimento da história da entidade", afirmou.
Hilário Devicchi é o novo presidente da ACIPG. Junto com ele assumiram 16 vice-presidentes e 5 membros do Conselho de Representantes.
O evento também foi marcado pela apresentação do livro - "Desenvolvimento e Sociedade – ACIPG 85 anos de História" - que relata a trajetória da ACIPG desde sua fundação e pela posse da presidência da Coordenadoria das Associações Comerciais, Industriais e Agrícolas do Centro do Paraná (Cacicpar).
Além do vice-governador, cerca de 200 lideranças políticas e empresariais participaram do encontro que aconteceu no auditório da ACIPG, entre elas: o prefeito municipal, Pedro Wosgrau Filho; o presidente da Faciap, Ardisson Naim Akel; ex-presidentes da ACIPG; vereadores e deputados.
De acordo com Devicchi, o grupo que compõe a nova diretoria foi formado levando em consideração a opinião dos associados e da administração anterior. Inclusive, já foram criadas novas comissões de trabalho e novas vice-presidências para ampliar a atuação da ACIPG no mercado empresarial.
"Visamos fortalecer a ACIPG no âmbito empresarial e também no envolvimento junto à comunidade", diz. Ele reforça ainda que "todas as ações serão focadas na prestação de serviço de qualidade aos associados e à comunidade local, buscando o reconhecimento enquanto entidade pró-ativa e defensora incondicional de seus associados".
O LIVRO - A obra literária da ACIPG, apresentada no evento, conta a história da instituição ao longo de quase 90 anos de atuação no mercado empresarial de Ponta Grossa. A concretização do projeto foi amparada pela Lei Rouanet, integrando o Programa Nacional de Apoio à Cultura, que canaliza recursos para o desenvolvimento do setor cultural com a finalidade de estimular a produção, a distribuição e o acesso aos produtos culturais.
De autoria do professor e historiador Niltonci Batista Chaves, apoiado pela jornalista Katia Brembatti, o material traz fotos e depoimentos que resgatam o valor histórico e cultural da ACIPG.
Segundo o autor, foi demandado mais de um ano para produzir o material, incluindo as pesquisas e a editoração do livro. "A idéia para fazer o livro surgiu em 2002, em alusão aos 80 anos da entidade, período em que iniciaram as pesquisas, busca de fontes, levantamento de dados e catalogação", explicou Niltonci.
O historiador detalhou que a produção foi retomada em dezembro de 2007 integrando as comemorações dos 85 anos da entidade. "Mais que um livro institucional, a obra tem a preocupação de mostrar a íntima relação da ACIPG com a cidade de Ponta Grossa. Duas histórias que se integram através do progresso, demonstrando como a Associação dialogou com a sociedade local nesses anos, indo além do setor produtivo",completou.
Ao todo, são 3 mil exemplares produzidos. Desses, 300 serão distribuídos gratuitamente entre bibliotecas públicas de todo Brasil, conforme relação do Ministério da Cultura. Em Ponta Grossa, 150 exemplares serão doados para escolas públicas, particulares, universidade, faculdades e bibliotecas. Ainda, 1.700 livros estão destinados a atender a comunidade empresarial.
Vice-governador participa de posse da Associação Comercial de Ponta Grossa
O vice-governador, Orlando Pessuti, participou na noite de sexta-feira (31) da posse da diretoria da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG).
Publicação
31/05/2008 - 12:40
31/05/2008 - 12:40
Editoria