O vice-governador Orlando Pessuti participou na noite de quarta-feira (02), em Foz do Iguaçu, na solenidade de abertura da 6ª edição do Programa de Estudos Avançados para Lideres Públicos. O encontro que acontece até sexta-feira (04) reúne cerca de duas mil pessoas e destinado a prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais e vereadores.
Durante a abertura, o vice-governador Pessuti destacou que todos os compromissos do atual governo tornaram-se políticas públicas e esse foi um dos fatores mais importantes para que os municípios superassem o período pós-crise econômica mundial.
“A equipe de trabalho demonstra que é possível construir um estado melhor e mais dinâmico. Com ações concretas feitas no decorrer dos últimos anos, superamos as dificuldades enfrentadas no período de crise”, disse Pessuti.
Ele destacou que o Paraná alcançou em novembro um dos maiores índices de crescimento em geração de empregos com carteiras assinadas no país. “Isso é resultado do trabalho feito em parceria entre o Governo do Estado, municípios e as empresas. Este índice é maior que a soma dos resultados alcançados pelos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul”, afirma.
A 6ª edição do Programa Lideres Públicos tem o objetivo de capacitar lideranças municipais para aproveitar as oportunidades desta nova realidade. Estão acontecendo cursos, palestras, painéis e conferências, sendo abordados temas como a relação dos lideres municipais.
Pessuti lembrou que uma das primeiras ações da atual gestão do Governo foi a isenção de impostos para mais de 150 mil pequenas empresas do estado e também a redução do ICMS em aproximadamente 95 mil itens.
O governo vem investindo, desde o ano de 2003, na implementação de políticas sociais como o leite para as crianças, energia elétrica gratuita, tarifa social da água e uma política de formação e capacitação da mão de obra.
Estandes – Durante o evento, os gestores municipais conhecerão o trabalho das secretarias e autarquias dos governos estadual e federal. Nos estandes, os gestores têm informações e orientações dos diversos programas desenvolvidos que poderão ser aplicados nos seus municípios.
Nesta quinta-feira (03) o vice-governador Orlando Pessuti participará de uma mesa de debates com o secretário do Desenvolvimento Urbano, Luiz Forte Netto, e o gerente adjunto da Unidade de Políticas Publicas do Sebrae-Pr, Andre Spinola.
ANUNCIOS –Pessuti anunciou duas importantes ações que serão feitas nos próximos meses. Uma delas e a continuidade do Programa Trator Solidário que garantirá a aquisição de 4 mil máquinas para os agricultores do estado. O Programa Trator Solidário contribui para a agricultura familiar com máquinas e ferramentas em parceria da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Agência de Fomento.
O outro anúncio foi a liberação de recursos na ordem de R$ 100 milhões, que por meio do Departamento de Estradas e Rodagens (DER) e a secretaria do Desenvolvimento Urbano, para o recapeamento asfáltico. Nesta quinta-feira será assinado o convênio que prevê o referido investimento.