Vice-governador Orlando Pessuti visita Show Rural em Cascavel

O vice-governador Orlando Pessuti visitou nesta quarta-feira (10) a 21ª edição do Show Rural da Coopavel, em Cascavel. “Esta é a principal vitrine da agropecuária do nosso País”, afirmou Pessuti.
Publicação
10/02/2010 - 19:00
Editoria

O vice-governador Orlando Pessuti visitou nesta quarta-feira (10) a 21ª edição do Show Rural da Coopavel, em Cascavel. “Esta é a principal vitrine da agropecuária do nosso País”, afirmou Pessuti. “Aqui nós temos o que há de melhor em tecnologia, máquinas e equipamentos, temos mostras do que a Emater, Iapar e empresas privadas estão fazendo de melhor em termos de tecnologia, no Paraná, no Brasil e no mundo”, disse. A expectativa da organização do evento é que 150 mil pessoas visitem a feira, que acontece até a sexta-feira (12) no Parque Show Rural. 
Pessuti lembrou que nesta quinta-feira (11) será entregue na feira, pelo governador Roberto Requião, o trator de número 4,5 mil do programa Trator Solidário. “Este é um dos programas com o qual temos incentivado a agricultura”, disse. Ele falou de outros programas do Governo direcionados à agricultura, como o seguro do trigo, o Fundo de Aval, o Leite das Crianças e o programa da Irrigação Noturna. “No caso da irrigação noturna temos uma tarifa 60% menor no período da noite. O programa foi estendido para a suinocultura e para avicultura e já estamos com estudos na Copel para atender a pecuária de leite e a piscicultura”, contou. O vice-governador revelou que solicitou à Copel um estudo para estender o Irrigação Noturna a todos os agricultores do Paraná. 
“Estamos nesta edição com um número muito grande de expositores e de tecnologias apresentadas”, disse o presidente da Coopavel e organizador do Show Rural, Dilvo Grolli. De acordo com ele, mais de 3 mil novidades estão sendo demonstradas. “O setor rural é muito vasto. Temos a agricultura, a pecuária, o gado de corte, os pequenos animais e a pastagem”, exemplificou. De acordo com Grolli, a proposta do show rural é mostrar que há muito campo para ser explorado na questão da produtividade no campo. “No caso da soja, por exemplo, nós temos aumentado a produtividade. Produzimos cerca de 3 mil quilos por hectare em 2009, este ano chegamos a 4 mil e no show rural estamos mostrando novas variedades que estão demonstrando potencial para 5 mil quilos”, contou. “O Show Rural faz o encontro entre a tecnologia e o agricultor”, disse. 
Pessuti visitou também o estande da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), que pelo terceiro ano consecutivo participa do evento. Entre as principais ações da Appa no Show Rural está a divulgação do programa Porto Fácil, que visa atrair pequenos e médios empresários para iniciarem a internacionalização de seus produtos através de um sistema simplificado de exportação.

GALERIA DE IMAGENS