Vestibular de Verão da UEM começa domingo

O curso mais concorrido novamente é o de Medicina, que oferece 20 vagas
Publicação
10/12/2010 - 13:40
Editoria
O Vestibular de Verão 2010 da Universidade Estadual de Maringá começa neste domingo (12). Para este concurso são esperados 18.591 candidatos, entre os quais cerca de 14% disputam uma das 20 vagas de Medicina, novamente o curso mais concorrido. A relação registrada é 143,1 candidatos por vaga pelo sistema tradicional e 73 candidatos/vaga pelo sistema de cota.
Uma novidade neste vestibular é que ele vai selecionar alunos para a primeira turma de diversos cursos novos, aprovados este ano na UEM. São eles: Comunicação e Multimeios, que registrou 13,8 candidatos vaga no sistema tradicional e 8,8 pelo sistema de cotas; Engenharia Civil em Umuarama (9,2 e 9,4, respectivamente); Engenharia Elétrica (6,9 e 5,6); Engenharia de Produção em Goioerê (6,2 e 6,0), Engenharia Ambiental (4,9 e 3,6), Artes Cênicas (4,8 e 4,3), Bioquímica (4,8 e 5,7), Tecnologia em Biotecnologia (4,1 e 2,5), Artes Visuais (2,8 e 1,1), Engenharia de Alimentos em Umuarama (1,4 e 1,6); e Matemática integral (0,7 e 0,6).
PERFIL - Segundo dados da Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU), entre o total de candidatos pouco mais de 81% reside no Paraná, sendo 34,5% só em Maringá. A maioria (87%) tem até 21 anos. Entre os inscritos, os homens estão em menor número (45,1%).
Os dados mostram ainda que 50,8% dos candidatos realizaram o ensino médio integralmente na escola pública e 40,6% integralmente em escola particular. Dos inscritos, apenas 4.553 estão prestando o vestibular pela primeira vez.
A maioria escolheu a UEM por ser uma instituição de ensino pública, gratuita e de qualidade: 10.830, correspondentes a 58,3%. O segundo motivo apontado pelos candidatos é que a Universidade oferece o melhor curso pretendido: 3.858 (20,8%).
ORIENTAÇÕES - A CVU vai empregar uma estrutura com 1,5 mi pessoas para dar suporte à realização deste concurso. As provas serão aplicadas no domingo, na segunda e na terça-feira (12 a 14), das 8h50 às 13 horas, nas seguintes cidades do Paraná: Apucarana, Campo Mourão, Cianorte, Cidade Gaúcha, Goioerê, Ivaiporã, Maringá, Paranavaí e Umuarama.
O presidente da CVU, professor Emerson Arnaut de Toledo, informa que amanhã (11) haverá plantão na sede da Comissão, no Bloco 28 do câmpus universitário. Os candidatos que ainda tiverem dúvidas, principalmente a respeito do local de prova, poderão se dirigir ao local. O horário de atendimento será das 8h30 às 18h30.
Nos dias de prova, a entrada em sala será liberada das 8h30 às 8h50. Após esse horário, as portas serão fechadas e nenhum candidato poderá entrar. Para evitar atropelos de última hora, Toledo aconselha a visitar os locais de prova um dia antes.
Ele também lembra que nos dias de prova o candidato deverá portar um documento de identificação com foto, lápis, borracha e caneta esferográfica com tinta azul escura ou preta, escrita grossa para o preenchimento da folha de resposta.
O uso de dicionário, de calculadora eletrônica, ou qualquer outro material de consulta é proibido, assim como o de telefone celular, notebook, ipod e outros aparelhos eletrônicos. 
PROVAS - No domingo, primeiro dia do concurso, os vestibulandos irão responder a questões de Conhecimentos Gerais. Na segunda-feira, haverá provas de Língua Portuguesa e Literatura em Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Redação. Já na terça-feira, a prova será de Conhecimentos Específicos, sendo que as disciplinas cobradas variam conforme a opção de curso do candidato.
O gabarito das questões de alternativas múltiplas será divulgado no mesmo dia de realização das provas, sempre às 15 horas, no Bloco 28, câmpus universitário ou pela web: www.vestibular.uem.br.
A divulgação do resultado do concurso será no dia 14 de janeiro, às 10 horas da manhã, pelo mesmo endereço. Os aprovados deverão efetivar a matrícula, via internet, entre 15 e 18 de janeiro. O endereço é www.daa.uem.br. A lista com a segunda chamada sairá no dia 21 de janeiro.