A versão eletrônica do Diário Oficial do Estado (http://www.pr.gov.br/dioe) completou, nesta quinta-feira (15), um milhão de acessos desde que foi implantado em outubro do ano passado. Pioneiro nesse tipo de serviço entre os estados brasileiros, as publicações oficiais do Paraná contemplam ainda os documentos do Executivo, da Justiça, da Indústria, Comércio e Serviços. O projeto prevê ainda mais duas fases de implantação. Além dos módulos de consulta pública e certificação digital, já implantados, faltam concluir os módulos de envio de matérias e emissão de boletos, previsto para junho, e pré-diagramação, para julho.
Segundo o secretário de Assuntos Estratégicos e presidente da Companhia de Informática do Paraná (Celepar), Nizan Pereira, a versão eletrônica do DIOE eletrônico deu mais agilidade aos processos de consultas, que registram a média de 4,5 mil acessos/dia, ou 145 mil/mês. Abril foi o mês que registrou o maior número de acessos: 154 mil. O secretário-chefe da Casa Civil, Rafael Iatauro, tem a mesma opinião: “esses números comprovam que a mudança para o meio eletrônico facilitou e aumentou o acesso às informações oficiais do Estado”.
Segundo o diretor do DIOE, Hevilton Machado, a migração para a internet tornou mais ágil e econômica a consulta, sem prejudicar sua finalidade, uma vez que a nova versão tem controle de segurança, com assinatura digital para conteúdo e autenticação mecânica, para os interessados em obter a versão impressa a partir do site.
Na opção “Consulta dos Diários”, desenvolvida pela Celepar, os interessados encontram todos os arquivos publicados na edição impressa desde agosto de 2002. A área restrita, com acesso administrativo através de senha, é destinada à manutenção feita pelos usuários. As consultas ao jornal podem ser feitas pelo número da publicação, texto e período, permitindo combinações e escolha do Diário.
Todos os documentos podem ser visualizados em estilo de jornal, formato PDF, interface moderna e de utilização intuitiva, além de permitir mais agilidade no processo de carga dos arquivos pelos usuários autorizados. Também é possível a pré-visualização da página do Diário incluindo a indicação do posicionamento do texto pesquisado.