O presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Luiz Cláudio Romanelli, apresentou nesta quarta-feira (22) aos vereadores de Curitiba os programas habitacionais que estão sendo executados pelo Governo do Paraná. Romanelli foi convidado pelo vereador Mario Celso Cunha (PSB) para falar sobre a política habitacional no Estado, no espaço da Tribuna Livre, na Câmara Municipal de Curitiba. “Foi um diálogo muito produtivo com os vereadores, que demonstraram grande interesse no trabalho desenvolvido pela Cohapar”, disse. “Queremos estreitar nosso relacionamento com o município de Curitiba, principalmente na área de regularização fundiária”, afirmou Romanelli.
Os vereadores conheceram os programas urbanos (Casa da Família) e rurais (Casa da Família Rural e Indígena) e de regularização fundiária (Direito de Morar) implantados pela Companhia e fizeram perguntas sobre as perspectivas de investimentos em habitação para os próximos meses. “Para a concretização das moradias é preciso que haja uma parceria entre os governos municipal, estadual e federal”, destacou Romanelli.
Para a construção de novos empreendimentos, o município faz a doação das áreas e realiza as obras de infra-estrutura (arruamento, instalação de água e luz) enquanto os governos estadual e federal entram com recursos financeiros de diversas fontes (FGTS, Orçamento Geral da União, Tesouro Estadual, dentre outras).
Segundo dados da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), cerca de 136 mil famílias que vivem em condições precárias de moradia em mais de 800 ocupações irregulares em Curitiba e Região Metropolitana. O Direito de Morar, em fase de implantação no município de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, prevê a regularização fundiária e urbanização na Vila Zumbi dos Palmares, com atendimento a 1.797 famílias. As obras têm início previsto para julho.
Vereadores de Curitiba conhecem programas de moradias populares do Governo
Os vereadores conheceram os programas urbanos (Casa da Família) e rurais (Casa da Família Rural e Indígena) e de regularização fundiária (Direito de Morar) implantados pelo Governo do Estado
Publicação
23/06/2005 - 15:47
23/06/2005 - 15:47
Editoria