Os veranistas e moradores que estiveram nas praias paranaenses a partir desta quinta-feira (14) poderão conhecer o novo Aquário Marinho que o Governo está construindo em Paranaguá. A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos instalou três maquetes para visitação pública nos balneários de Caiobá (na Avenida Atlântica, ao lado do estande da Secretaria de Turismo); em Pontal do Sul, no terminal de embarque para a Ilha do Mel e em Guaratuba, na Avenida Atlântica em frente ao Largo João Brasílio Ribas. No local é possível ver toda a estrutura – obra, projeto, ações de educação ambiental e as espécies que farão parte do Aquário.
Nesta quinta-feira (14) o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, esteve em Caiobá para acompanhar o primeiro dia de visitação e também para orientar os universitários que irão atuar nos quiosques do Aquário.
“Vamos entregar à população do Litoral este aquário que ficará pronto até a metade deste ano. Uma obra que estimulará a consciência ambiental, o turismo e a economia local. Com certeza será a nova atração do próximo verão”, declara o secretário.
As visitações aos quiosques do Aquário começam a partir das 9 horas e encerram às 18 horas.
A OBRA- Com previsão de entrega para junho de 2010 a obra está sendo construída em parceria com a prefeitura municipal de Paranaguá, que cedeu o terreno de 2,2 quilômetros, e a empresa Cattalini Terminais Marítimos, que destinou R$ 5 milhões como medida compensatória do acidente envolvendo o navio Vicuña.
“Mesmo tendo sido julgada inocente pelo acidente, a empresa Cattallini resolveu fazer este investimento que terá um retorno turístico, científico e ambiental extraordinário para o município de Paranaguá”, ressalta Rasca. Ele lembra que a cidade é tombada pelo Patrimônio Histórico e que com outros atrativos como o Porto, por exemplo, espera-se aumentar ainda mais o turismo com esse projeto.
Serão 2.452 metros quadrados de área construída, com 60 metros de diâmetro, no bairro Ferradura – centro histórico de Paranaguá – com três pavimentos equipados com aquários, biblioteca, lojas, mirante, cafeteria e jardins educativos. A inovação do projeto está no formato do corpo de uma baleia que também será um centro de visitações. O Aquário abrigará uma variedade de espécies do mar e rio, principalmente peixes nativos do litoral paranaense.
O diretor-superintendente da Cattalini, Cláudio Fernando Daudt, destacou que a obra, além de tudo, irá gerar emprego para a população. “Esse esforço da nossa empresa, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente, trará benefícios diretos para a população local, uma vez que irá aumentar as oportunidades de investimentos e a geração de empregos com turismo. É um grande projeto e o reconhecimento da nossa cidade”, disse Cláudio.
A expectativa é que a visitação do Aquário de Paranaguá - a exemplo de outras cidades brasileiras que possuem um aquário como Ubatuba, Santos e Guarujá - receba já no primeiro ano de abertura mais de 350 mil visitantes.
“O aquário marinho irá mudar a consciência ambiental dos visitantes e moradores e estimular a geração de emprego e renda. A maior obra já construída em prol do turismo no litoral do Paraná”, destaca o prefeito de Paranaguá, José Baka Filho.
O comerciante Luiz Antônio Berlin, que atua no setor de auto-escolas em Paranaguá há mais de 15 anos, acredita que a obra impulsionará o comércio e o turismo local.
“É uma importante parceria entre os setores público e privado que trará novos turistas ao Litoral. Paranaguá possui uma riqueza cultural e precisa ser explorada . Com a construção do Aquário já estamos pensando inclusive em abrir uma empresa no ramo alimentício em suas proximidades”, afirma Luiz.
CONHEÇA PARANGUÁ - A cidade Paranaguá, tombada pelo Patrimônio Histórico e com outros atrativos como o Porto, é considerada o 65 destino mais procurado pelos turistas no Brasil.
Paranaguá é datada da primeira metade do século XVI, tem em sua função principal a de porto escoador da produção do Estado que o interliga a todas as demais regiões, bem como a outros estados e ainda ao exterior. A construção de suas docas datam de 1934, quando passou a figurar entre os principais portos do Brasil, com a denominação de Porto D. Pedro II.
Testemunha de mais de 400 anos de história, guarda ainda vestígios da época da colonização em seus casarios de fachada azulejadas, em suas ladeiras de pedra e em suas igrejas. Criado através da Lei nº05 de 29 de julho de 1648, e instalado na mesma data, foi desmembrado do Estado de São Paulo.
O QUE VOCÊ ENCONTRARÁ NO AQUÁRIO:
- aquários de peixes nativos
- aquários de peixes exóticos
- aquários de crustáceos
- aquários de espécies de grande porte
- reprodução de ecossistemas litorâneos
- “Pinguinário”, para mostrar a vida dos pinguins, visitantes freqüentes do litoral sul do Brasil, vindos da Patagônia, na Argentina.
- reprodução de mangue para demonstrar a vida dos caranguejos
- laboratórios
- biblioteca de porte médio, com obras relativas à vida marítima,
-auditórios para exposições itinerantes
- praças de alimentação.
- o aquário será aberto para exposições da comunidade em geral.
Veranistas poderão conhecer Aquário Marinho no Litoral
Nesta quinta-feira (14) o secretário do Meio Ambiente, Rasca Rodrigues, esteve em Caiobá para acompanhar o primeiro dia de visitação e também para orientar os universitários que irão atuar nos quiosques do Aquário
Publicação
14/01/2010 - 16:00
14/01/2010 - 16:00
Editoria