Veranistas podem contribuir com a melhoria da qualidade da água das praias

30/12/2010 - 17:10
Os moradores e veranistas que descerem ao Litoral do Paraná podem contribuir com a melhoria da qualidade da água das praias e rios. Todas as pessoas que geram esgoto e lixo, inclusive por meio de seus animais, são responsáveis.
“De acordo com a Legislação, o proprietário é obrigado a viabilizar a ligação do esgoto de seu imóvel à rede de coleta ou, quando esta não existir, providenciar a instalação e manutenção de sistemas alternativos, como fossas sépticas”, explica o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jorge Augusto Callado Afonso.
As prefeituras municipais devem exigir e fiscalizar a disposição adequada do esgoto por parte dos proprietários de imóveis e, inclusive, autuar os responsáveis por ligações irregulares ou clandestinas. As companhias de saneamento, por concessão dos municípios, têm a incumbência de coletar e tratar adequadamente o esgoto doméstico.
O IAP tem o dever de monitorar e divulgar os resultados da balneabilidade, alertando os usuários de rios e praias.Também cabe ao órgão ambiental o licenciamento e a fiscalização das estações de tratamento de esgoto e, quando houver omissão, fiscalizar e autuar os proprietários de imóveis que estejam irregulares em relação à disposição do esgoto.
As imobiliárias também têm a responsabilidade no processo de melhoria da qualidade da água, verificando a adequação do esgoto dos imóveis que estão colocando para venda e locação.
Já o veranista pode contribuir alugando apenas imóveis que atendam às exigências de disposição de esgoto; colocando o lixo para recolhimento fora do alcance de animais ou da ação das enxurradas, entre às 18horas e 8 horas e recolhendo sempre as fezes produzidas por seus animais de estimação.