Pessoas desonestas estão agindo de má-fé junto a moradores da região de Guarapuava e Apucarana. Ao procurar os usuários da Sanepar, em suas residências, para a venda de filtros, os vendedores alegam que a água fornecida pela Sanepar é imprópria e de má qualidade e se propõem a realizar análises da água da torneira.
O teste realizado é verdadeiro e o resultado demonstra que a água da Sanepar está dentro dos parâmetros exigidos por lei. Os vendedores adicionam produtos químicos na água, como a ortotolidina, que deixa a água amarela e confirma a presença de cloro. Os fraudadores mentem ao dizer que a cor amarelada é indício de que a água distribuída pela Sanepar não tem qualidade e possui excesso de cloro. Ao contrário, a presença de cloro na rede é a certeza visível de que a água tem qualidade garantida.
“Os malandros sabem que a ortotolidina vai alterar a cor da água porque eles têm certeza que a água da Sanepar é segura. Usam a nossa garantia de qualidade para mentir aos moradores e denegrir a Sanepar”, alerta o gerente regional da Sanepar em Guarapuava, Evandro Dalmolin. Depois da suposta alteração verificada no teste, o usuário é induzido a comprar um filtro.
A denúncia de que os mentirosos estão atuando da região foi feita por moradores e funcionários da empresa, abordados pelos vendedores.
A Sanepar esclarece que realiza, diariamente, centenas de análises que comprovam a qualidade da água. Além disso, reforça que a água distribuída à população atende a todos os parâmetros de qualidade e consumo exigidos pela Portaria n.º 518/2004, do Ministério da Saúde. A qualidade da água também é monitorada por meio de coleta feita em diversos pontos da cidade. O funcionário que faz a coleta está identificado com uniforme, crachá e veículo com a inscrição “a serviço da Sanepar”.
Para verificar os testes feitos pela Sanepar o usuário pode acessar a página da empresa na Internet: www.sanepar.com.br, clicando em “Análises da água” e na cidade desejada. Em caso de dúvida, a gerência regional da Sanepar em Guarapuava pede que o usuário entre em contato pelo telefone 115 ou pessoalmente no escritório da Sanepar.
Vendedores adulteram água para vender filtros
Falsos vendedores na região de Guarapuava e Apucarana denigrem qualidade da água da Sanepar e induzem usuário a comprar o que não precisa
Publicação
01/02/2010 - 15:30
01/02/2010 - 15:30
Editoria