Vencedores do concurso de redação da Sanepar recebem prêmios

Primeiro lugar foi conquistado por aluna de escola rural de Marilândia do Sul
Publicação
25/11/2010 - 12:20
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Sanepar divulgou, na quarta-feira (24), os nomes dos estudantes premiados no concurso de redação sobre mananciais, desenvolvido em parceria com as secretarias estaduais do Meio Ambiente e da Educação. Os alunos Daieni Marangoni Machado, Denis Tassi Dal Bem e Giovana Faria Orlandini receberam, na sede da Sanepar, um computador portátil para cada um deles. Os professores que orientaram as redações receberam um netbook. O evento faz parte das comemorações do Dia do Rio, comemorado em 24 de novembro.
Os prêmios foram entregues pelo diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Erivelto Luiz Silveira, pelo diretor Administrativo, Evandro Dalmolin, pelo presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Volnei Bisognin, e Angela Maria Dorcas, representante da Secretaria Estadual da Educação.
Do concurso podiam participar alunos da 6.ª série de escolas da rede estadual. Os três textos premiados concorreram com as mais de 470 redações. Na fase regional, 67 foram selecionadas entre os 22 núcleos regionais participantes.
PRIMEIRO – Daieni, a primeira colocada, veio de Marilândia do Sul e estuda na escola rural Tancredo Neves, com 100 alunos. Emocionada, lembrou que muitas ações como o concurso não chegam até sua cidade. Daieni, que escreveu sobre a água, afirmou que nunca teria imaginado que poderia ganhar o concurso. Sua orientadora foi a professora Solange Nogueira da Matta Plath. Para representá-la no evento, veio a diretora da Escola Tancredo Neves, a professora Kelly Cristina Dantas dos Santos.
Do município de Grandes Rios veio o estudante Denis e sua redação ficou em segundo lugar. Orientado pela professora Josiane dos Santos, ele produziu um texto sobre os mananciais. Terezinha, a professora que o acompanhava, falou do sentimento de satisfação já que na seleção regional os três primeiros lugares ficaram com alunos de sua escola. Denis, da Escola Comendador Geremias Lunardelli, agradeceu a oportunidade.
Giovana, classificada em terceiro lugar, é de São Jorge do Patrocínio e estuda no Colégio Estadual Ministro Petrônio Portela. Ela escreveu sobre O trabalho de recuperação de um rio que hoje já beneficia a comunidade de São Mateus. Giovana foi orientada pela professora Terezinha Bolonhesi Alves.
ESTÍMULO – A intenção da empresa era estimular entre os estudantes a reflexão sobre assuntos ambientais. Professores que acompanhavam os alunos, representando as escolas, elogiaram a iniciativa da Sanepar. Para Erivelto, o objetivo do concurso foi alcançado. “O aprendizado de boas ações em relação ao meio ambiente é mais importante do que a própria premiação”, disse, relembrando o apoio inicial que o projeto teve da primeira-dama do estado, Regina Pessuti.
Alunos, professores e familiares, presentes na entrega da premiação, também foram convidados para conhecer a sala da presidência e conversar com o presidente da Sanepar, Hudson Calefe. “Estamos lutando com a questão da água há quase 50 anos, mas daqui a algum tempo não estaremos mais na Sanepar. Por isso, é bom ver essa meninada preocupada com a água, porque elas são nosso futuro”, disse o presidente. Eles participaram ainda nesta quarta-feira de uma visita às barragens Iraí, Piraquara I e II, na região dos mananciais.
Para selecionar as redações, os Núcleos Regionais de Educação e a Sanepar criaram comissões locais. A última seleção foi realizada Adauto Correia, Ana Carolina Rubini Trovão, Junio Ferreira Lima, Wanderleia Coelho e Murilo Wenzel Luiz. Da organização, participaram Ana Carolina Rubini Trovão, Cássia Cristina Assao, Gregori Robert Padilha, Junio Ferreira Lima, Nelci Harumi Mori e Márcia Regina Rao.

GALERIA DE IMAGENS