Veículos já podem cruzar ponte metálica sobre o Rio das Cinzas, em Tomazina

13/02/2010 - 16:40

"Nossa cidade começa retomar a normalidade”, disse o prefeito de Tomazina, Guilherme Cury Saliba Costa, sobre a liberação do tráfego de veículos na ponte metálica instalada sobre o Rio das Cinzas, na PRC-272. “Estamos muito felizes com a rapidez com que o Governo do Estado agiu para nos socorrer”, afirmou.

O trafego de veículos foi autorizado na noite desta última sexta-feira (12). “Estamos no centro de uma microrregião, então este é o caminho natural para se chegar a diversos municípios do norte do Estado”, destacou o prefeito. De acordo com ele, alguns trechos da zona rural estavam sem ligação com a cidade. “Tínhamos locais no interior do município que não conseguiam chegar até a cidade, então isto é importante até para o comércio”, destacou.

O prefeito salientou que ainda há cerca de 20 pontes na zona rural que necessitam de obras. “Estamos fazendo um levantamento junto com o DER para reconstruir estas pontes”, disse. “Faremos a princípio desvios nos rios com manilhas para permitir o deslocamento e para que as pontes sejam refeitas”, afirmou. Ele explicou ainda que as aulas no município começarão no máximo até o dia 1.º do março, quando todos os acessos da zona rural à cidade já devem estar prontos.

A estrutura, montada pelo Exército a pedido do Governo do Estado, liga a cabeceira da ponte de concreto – interditada devido às fortes chuvas que atingiram a região nas últimas semanas – a um local seguro da própria ponte, criando ponto de passagem aos veículos. Com 40 metros de comprimento e cerca de quatro toneladas, a estrutura metálica suporta até 30 toneladas, o que permite tráfego com segurança de caminhões de até três eixos ou de carretas vazias. A montagem foi iniciada na manhã da última sexta-feira (12) e foi acompanhada pelo tenente-coronel José Marcos Batista, comandante do 5.º Batalhão de Engenharia de Combate, e pelo secretário dos Transportes Rogério W. Tizzot.

Tizzot explicou, durante a visita, que técnicos do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) estão avaliando os investimentos necessários para a recuperação da ponte de concreto, que deve ser feita por uma empresa contratada emergencialmente. “A estrutura instalada pelo Exército é provisória e deve ficar instalada cerca de 30 dias aqui, enquanto isso, vamos acelerar a execução da obra da correção definitiva da ponte da PRC-272”, explicou.