O Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) disponibilizou em sua página na internet o estudo “Vários Paranás: estudo socioeconômico-institucionais como subsídio aos planos de desenvolvimento regional”, elaborado em convênio entre o instituto, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedu) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR). O estudo é parte da política de desenvolvimento urbano e regional para o Paraná definida em 2003 pelo governo do Estado, e que previu a elaboração e implementação de planos de desenvolvimento regional.
Por meio do convênio, coube ao Ipardes realizar um levantamento sobre a realidade socioeconômica do Estado, aprofundando e atualizando os dados já existentes. Para tanto, o instituto fez uso de estudos já existentes, como “Paraná: Diagnóstico Social e Econômico; Leituras Regionais”; “Zoneamento Econômico-Ecológico”, realizado em parceria com a Sema e IAP; e “Identificação, Caracterização, Construção de Tipologia e Apoio na Formulação de Políticas para os Arranjos Produtivos Locais (APLs) do Estado do Paraná”, em parceria com a SEPL.
Além disso, o Ipardes elaborou novos estudos que se fizeram necessários para atender às demandas do Plano Regional, complementando assim, o perfil das diferentes realidades regionais do Paraná, e definindo pontos para uma agenda de desenvolvimento para essas distintas espacialidades.
A equipe técnica do estudo “Vários Paranás” contou com a consultoria técnica de Carlos Antônio Brandão, doutor em economia, docente da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O arquivo está disponível para consulta e download no endereço www.ipardes.gov.br, em versão preliminar, aberta a discussões, críticas e revisões.