Vândalos deixam população sem água em Toledo

Somente nesta semana foram registradas duas ocorrências de furtos de equipamentos e fiações
Publicação
27/10/2010 - 17:50
Editoria

Confira o áudio desta notícia

As unidades operacionais dos sistemas públicos de abastecimento de água e de esgoto sanitário de Toledo têm sido danificadas com frequência pela ação de vândalos. Somente nesta semana, foram registradas duas ocorrências de furtos de equipamentos e de fiações que alimentam com energia os motores das unidades. Uma delas foi na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Vila Paulista e a outra no Centro de Reservação de água tratada, no Jardim Panorama.
Em cada caso a Sanepar necessita repor os materiais roubados, o que demanda tempo e custos. O prejuízo maior, no entanto, tem sido para a população, que fica sem receber a água tratada em seus imóveis por determinado período de tempo, ou, no caso da ETE, o prejuízo é na operacionalização e no tratamento do esgoto.
A Sanepar mantém um sistema de vigilância monitorada nas suas áreas operacionais. No entanto, quando a equipe de atendimento chega ao local, os ladrões já fugiram, causando transtornos para a empresa e para os moradores.
O problema é registrado em boletins de ocorrência em cada situação na Delegacia de Polícia da cidade. O gerente regional da Sanepar, Pedro Brum, lembra que “a ação executada pelos vândalos representa crime contra o patrimônio público”. Para quem comete o crime a pena é de detenção e pode variar de um a quatro anos. Os receptadores do material furtado também estão agindo ilegalmente, e sujeitos à pena que pode chegar a cinco anos de prisão.
Os moradores das regiões próximas às unidades da Sanepar devem ficar alertas e denunciar caso observem pessoas estranhas mexendo nos equipamentos ou subindo nos postes. A denúncia deve ser feita à Sanepar pelo telefone 115 ou na Delegacia de Polícia mais próxima.