A Secretaria da Agricultura e do Abastecimento encerrou a campanha estadual de vacinação contra febre aftosa neste domingo (31), mas está permitindo a compra de vacinas e a imunização apenas em alguns municípios até o próximo sábado (6). O motivo é a falta de vacinas constatada em algumas localidades, principalmente em embalagens menores que atendem ao pequeno produtor, que tem poucas cabeças de gado na propriedade.
Segundo os supervisores regionais da Secretaria, na última semana da campanha houve dificuldades dos comerciantes em adquirir vacina dos laboratórios, sobretudo se os pedidos eram pequenos, em torno de 2.000 doses. E também em embalagens pequenas, com frascos de 10 doses. Essa falta prejudicou principalmente o pequeno produtor que tem poucas cabeças de gado na propriedade.
Alguns pedidos do comércio de vacinas só estão sendo atendidos esta semana. Segundo o médico veterinário Walter Ribeirete, da Seab, as localidades onde se verificou a falta de vacina estão localizados nas regionais de Umuarama, Irati, Laranjeiras do Sul, Guarapuava, Campo Mourão, Toledo, Cascavel e Francisco Beltrão.
A campanha de vacinação contra febre aftosa este ano aconteceu entre os dias 1º a 31 de maio. A previsão é vacinar cerca de cinco milhões de animais, com idade até os 24 meses, que corresponde à metade do rebanho paranaense de bovinos e bubalinos. Pela primeira vez, não foram vacinados os animais adultos acima de dois anos.
Agora que a campanha foi encerrada na maior parte dos municípios, a Seab está em fase de contabilizar as comprovações de vacinas. O resultado final da campanha realizada em maio deve ser divulgado até o final do mês de junho, informou Ribeirete.
Vacinação contra aftosa continua em alguns municípios até sábado
O motivo é a falta de vacinas constatada em algumas localidades, principalmente em embalagens menores que atendem ao pequeno produtor, que tem poucas cabeças de gado na propriedade
Publicação
01/06/2009 - 18:20
01/06/2009 - 18:20
Editoria