O número de unidades domiciliares atendidas pela Companhia Paranaense de Gás (Compagas) cresceu nos últimos dois meses. No total foram 286 novas residências que passaram a consumir o gás natural, dado que representa um crescimento de 125% em comparação ao mesmo período de 2008.
Além deste avanço, o volume de gás natural vendido para o segmento também obteve bons resultados. “Registramos um acréscimo de 92% em janeiro e 53% em fevereiro. Estes dados comprovam que a cultura gás natural está sendo ampliada no mercado residencial do Paraná”, afirma o gerente de vendas urbano da Compagas, Mauro Melara.
Hoje, a Compagas conta com 135 edifícios que utilizam o combustível. Este número representa mais de 4,4 mil clientes que juntos consomem mais de 4 mil m³/dia para a realização de atividades como cocção de alimentos, aquecimento de ambientes e de água, além do uso em equipamentos como secadoras de roupas, lareiras e churrasqueiras a gás.
Entre os principais motivos apontados pelos moradores para utilizar o gás natural está a segurança, já que o combustível é distribuído através de uma rede subterrânea, não havendo necessidade de armazenagem.
De acordo com Jorge Bohdan Twerdochlib, síndico do condomínio Royal Palace, convertido em janeiro, a medição individual do consumo do gás natural é outra vantagem que a Compagas oferece em relação às outras empresas.
“Com este tipo de medição a inadimplência reduziu e cada morador tem consciência do seu gasto, além do que, se ele não pagar a conta do mês estará prejudicando somente a si mesmo e sua família”, conta. O Royal Palace conta com 30 apartamentos e em todos eles o gás natural está presente.
O gás natural está disponível em Curitiba para o segmento residencial nos bairros Orleans, Mossunguê, Campina do Siqueira, Bigorrilho, Mercês, Batel, Água Verde e Vila Izabel. Desde 2002, quando a Compagas ligou seu primeiro cliente residencial, já investiu, sem considerar a sua rede que atravessa as ruas da cidade, mais de R$ 6 milhões na construção das estações internas para conversão de condomínios e edifícios. Para os próximos dois anos, a previsão é que os investimentos nesta estrutura ultrapasse os R$ 5 milhões.
O segmento residencial é um dos atendidos pela Compagas, que fornece gás natural também para indústrias, comércios, postos de combustível, termelétrica. A empresa possui mais de 500 km de rede de distribuição em sete municípios do Paraná (Curitiba, Ponta Grossa, Campo Largo, Balsa Nova, São José dos Pinhais, Palmeira e Araucária).