A Copel, sócia da Eletrosul no Consórcio Energético Cruzeiro do Sul, comemorou a semana do rio colocando em prática parte do projeto básico ambiental da Usina Mauá. A hidrelétrica está sendo construída entre os municípios de Telêmaco Borba e Ortigueira, no rio Tibagi.
Durante dois dias de eventos, o Parque Municipal do rio Tibagi recebeu 1.600 alunos do ensino fundamental da rede pública para atividades de educação ambiental e plantio de 500 mudas de espécies nativas para recomposição da floresta ciliar do Tibagi.
“Aqui ficou muito lindo e temos que cuidar mais porque é pra gente viver”, avaliou Jaqueline de Oliveira, 11 anos, aluna da quarta série da Escola Municipal Bento Mussurunga, em Telêmaco Borba.
Sérgio Lamy, diretor do Consórcio Cruzeiro do Sul, enfatizou que a parceria com as prefeituras e a participação da comunidade fortalece a presença do Consórcio e a importância da usina para a região.
“Para nós o projeto básico ambiental não é apenas uma obrigação Legal, é uma oportunidade para nos relacionarmos com a população e mostrarmos a importância do empreendimento na vida delas”, lembrou Lamy.
As melhorias para a região, tida como um dos menores IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Estado vão continuar acontecendo tanto durante o período de obras quanto após a conclusão da usina prevista para 2011 ao custo de R$ 1,2 bilhões e com capacidade para atender mais de um milhão de pessoas com os 361MW de potência instalada.
“No futuro, com o repasse dos impostos e compensações financeiras, os recursos vão se transformar em projetos de saúde, educação e outras melhorias de infra-estrutura para a população além das oportunidades de emprego”, enfatizou o diretor do consórcio.
Somente em investimentos nos projetos ambientais serão mais de R$ 120 milhões.
Para o secretário executivo do Copati, órgão parceiro na realização da semana do rio, Marcelo Canhada, a prioridade de educação ambiental já vem sendo dada. “Hoje, num instrumento ainda mais eficaz de sensibilização ao meio ambiente, pois é realizada com mais eficácia quando feita com as crianças, com o futuro”.
As atividades com as crianças marcaram o início das ações de Educação Ambiental previstas no Projeto Básico Ambiental da Usina Hidrelétrica Mauá.
As iniciativas têm apoio do Instituto Ambiental do Paraná, Força Verde, Corpo de Bombeiros, Sanepar, Universidade Estadual de Telêmaco Borba (Campus Avançado de TB), além das secretarias municipais de Educação, Saúde, Obras e Serviços Públicos, Divisão de Assistência Agropecuária/Comissão de Meio Ambiente.
A programação também contou com oficina de fabricação de brinquedos a partir de material reciclável, pintura, perna-de-pau, futebol, vôlei, cama elástica, piquenique, caminhada às margens do Rio Tibagi para conhecer a fauna e a flora típica da região e entrega de material didático e orientação de técnicos da Copel sobre uso consciente de energia. Sessão de filme também integrou a atividade.