Universidade em Cornélio Procópio ganha Biblioteca Central e Centro de Formação Continuada

Obras tiveram investimento de R$1 milhão
10/12/2010 - 11:10
O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nildo José Lübke, inaugurou, nesta quinta-feira (9), duas obras da Universidade Estadual do Norte do Paraná, campus de Cornélio Procópio. Os prédios da Biblioteca Central e do Centro de Integração do Ensino Superior – Educação Básica – Integrar PDE receberam investimentos de cerca de R$ 1 milhão e beneficiarão toda a comunidade regional.
De acordo com Lübke, as estruturas inauguradas atenderão a população mais pobre e marginalizada. “Não conheço nenhuma instituição privada ou federal que esteja desenvolvendo uma expansão como essa que o governo Pessuti está empreendendo. Nós temos que criar instrumentos adequados para que o interior se desenvolva, e a educação é o melhor instrumento para isso. Assim traremos emprego, renda e melhores condições para que as pessoas permaneçam na região”, disse.
Os recursos para a construção dos prédios são provenientes de convênios firmados com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e foram repassados por meio da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná.
O reitor da UENP, Dom Fernando José Penteado, disse que a Instituição está auxiliando efetivamente no desenvolvimento da região. “Estamos vivendo um momento que abre o nosso coração de gratidão. Este governo entendeu que o estudo e a educação devem estar perto de todos”.
A Biblioteca Central tem 400 metros quadrados que poderão abrigar mais exemplares ao acervo da Instituição. Já o Centro de Formação Integrada do PDE tem 805 metros quadrados.
O pró-reitor de Extensão da Uenp, Rogério Macedo, afirmou que os investimentos em educação são extremamente importantes. “O PDE é a prova de que se queremos uma educação pública e de qualidade são necessários investimentos altos. E o PDE também nos mostra que esses investimentos trazem resultados, pelo desempenho apresentado nas salas de aula de todo o estado”.
A professora Maria Salete Closs Fonseca, chefe regional do Núcleo de Educação de Cornélio Procópio, que representou o secretário de Estado da Educação, Altevir Rocha de Andrade, disse que o PDE tem 9 mil professores beneficiados desde a sua implantação, em 2007. “Essa inauguração se traduz em mais uma conquista para o estado do Paraná. O PDE representa um marco histórico na página educacional do Brasil”.
Iluminação - na ocasião, também foi assinado convênio no valor de R$ 120 mil que garante iluminação adequada às estruturas centrais do campus de Cornélio Procópio.
A diretora do campus, Fátima Aparecida Padoan, relembrou os investimentos feitos na Instituição em 2010. “A importância dessas inaugurações também se dá pelo simbolismo. É mais um tijolo na base do ensino universitário. Graças aos recursos do Governo do Estado, o ensino superior paranaense cresceu tanto em relação aos recursos humanos, quanto em relação às dimensões físicas”, disse.