O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, participou nesta terça-feira (09), juntamente com o reitor Universidade Tecnológica da Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR), Carlos Eduardo Cantarelli, e a coordenadora da Agenda 21 Paraná, Shirle Margaret dos Reis Branco, da adesão da 17ª instituição de ensino superior ao Pacto Universitário da Agenda 21 Paraná.
Para o secretário Rasca Rodrigues, o processo de acompanhamento e inserção das universidades é essencial para o desenvolvimento sustentável. “Além disso, a Agenda 21 é um programa que busca novos valores, princípios e novas atitudes no cotidiano. Propostas que procuramos apresentar incessantemente para a proteção do meio ambiente”, destaca o secretário.
Schirle Margaret dos Reis Branco acredita que o êxito da execução deste projeto é responsabilidade de todos os envolvidos direta e indiretamente na vida acadêmica e do Fórum por manter vivo os compromissos apresentados pelo Pacto.
“Para o fórum é mais um importante avanço estar em sintonia com os trabalhos realizados por uma instituição tão respeitada como a UTFPR que comemora 100 anos de existência prestando um serviço de qualidade para a população”, fala a coordenadora durante a assinatura.
No ano em que comemora o centenário da instituição, o reitor da UTFPR, Carlos Eduardo Cantarelli, assinou a adesão da Universidade Tecnológica ao Pacto Universitário da Agenda 21 Paraná. O ato fez parte da programação da terceira edição do Ciclo de Palestras e Oficinas em Tecnologias Sustentáveis (III Tecsus 2009), que este ano discute o tema “Uso sustentável da madeira na construção civil e redução de carbono: desafios e oportunidade”.
“A Universidade deve ser responsável pela produção de conhecimento e formação de profissionais e pesquisadores que contribuam com uma vida e um futuro melhores”, comenta o reitor.
Durante o evento também foram lançados o Escritório Verde do Campus Curitiba e a coletânea “Sustentabilidade na Academia: Contribuições do ‘Grupo de Pesquisa Tema – Tecnologia e Meio Ambiente”, uma publicação com artigos do grupo de pesquisa ligado ao Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da UTFPR. Além disso, também foi aberta a exposição “Rosa Madeira”, da artista plástica Edenei Brizot, com rosas esculpidas em troncos de madeira.
PACTO – O Pacto Universitário da Agenda 21 Paraná prevê três frentes de trabalho: a institucionalização dos princípios da Agenda 21 Paraná por meio de práticas de ensino, pesquisa e extensão; a divulgação da Agenda e a tomada de atitudes transformadoras visando a sustentabilidade.
A implantação da Agenda 21 Paraná dá-se em cinco etapas, estabelecidas no Guia Agenda 21 Passo-a-Passo, que abrangem a identificação das instituições, a formalização do pacto através de instrumento normativo, a definição de ações prioritárias e a coleta de informações sobre as atividades desenvolvidas pelo Fórum Permanente da Agenda 21.
Em 2004, o governo do Paraná criou o Fórum Permanente da Agenda 21 Paraná, dando oportunidade a que a sociedade civil organizada contribuísse efetivamente no Paraná. Atualmente, o Fórum é composto por 90 instituições – 25 representando o governo do Estado e outras 65 representando a sociedade civil.
Estiveram presentes também, durante a assinatura, o superintendente do Ibama Paraná, José Álvaro Carneiro, o diretor do Campus Curitiba, Marcos Flávio de Oliveira Schiefler Filho, e o professor da UTFPR Eloy Casagrande Juniores.
As 17 universidades que integram o Pacto 21 Universitário são: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Positivo (Unicenp), Faculdade Evangélica do Paraná, Faculdade Dom Bosco, Instituto de Ensino Superior Camões, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade do Centro-Oeste (Unicentro), Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Universidade Estadual do Oeste (Unioeste), Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Universidade Federal do Paraná (UFPR), Centro Universitário Franciscano (Unifae), Faculdades Integradas Espírita e Faculdades Santa Cruz.
Universidade Tecnológica do Paraná adere à Agenda 21
Para o secretário do Meio Ambiente, Rasca Rodrigues, o processo de acompanhamento e inserção das universidades é essencial para o desenvolvimento sustentável
Publicação
10/06/2009 - 17:44
10/06/2009 - 17:44
Editoria