O chefe do Núcleo de Processamento de Dados da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Giancarlo Lucca, afirmou disse em sua recente visita a Celepar, em Curitiba, que o uso e desenvolvimento do software livre será um dos pilares daquela instituição. Ele defendeu parceria integral com a Celepar para o desenvolvimento de sistemas e troca de experiências sobre os programas de código aberto.
Uma das soluções de interesse imediato do departamento é a Plataforma Paraná de Desenvolvimento de Sistemas, também conhecido como framework Celepar. Trata-se de um conjunto de métodos e padrões em software livre utilizado pela estatal paranaense na produção de sistemas.
Segundo Giancarlo Lucca, o mais interessante dessa plataforma é que suas ferramentas podem ser adaptadas às necessidades da UEM e, posteriormente, também disponibilizadas para outras universidades.
Em fase de reestruturação, o Núcleo de Processamento de Dados da UEM está organizado em três focos: ampliação da rede de transmissão de dados e modernização da infra-estrutura tecnológica; padronização do setor de desenvolvimento de softwares e maior eficiência de atendimento aos diversos setores da instituição, em especial ao setor acadêmico.
Em conversa com o chefe do núcleo, o presidente da Celepar e secretário de Assuntos Estratégicos, Nizan Pereira, reiterou a disposição de fortalecer as parcerias com as universidades paranaenses, não somente para garantir suporte às instituições de ensino, mas sobretudo para auxiliá-las a cumprir com sua função de pesquisa. “No caso da tecnologia da informação, nossas universidades têm muito a contribuir com o desenvolvimento de soluções que atendam as suas próprias necessidades e a sociedade”, destacou Pereira.
Universidade Estadual de Maringá quer fortalecer parceria com a Celepar
A universidade tem interesse na Plataforma Paraná de Desenvolvimento de Sistemas, um conjunto de métodos e padrões em software livre utilizado pela estatal paranaense na produção de sistemas
Publicação
24/08/2007 - 14:36
24/08/2007 - 14:36
Editoria